A derrota do Vasco para o Flamengo no último domingo (22) com certeza machucou o torcedor, mas deu alguns bons sinais para o Vasco da Gama. Mesmo com a derrota, a equipe se impôs, foi melhor na partida e pressionou o Rubro-Negro à todo instante. São fatores positivos que explicam a melhora do Cruzmaltino sob o comando de Ramón Diaz nos últimos jogos.
Entre os atletas, nomes como Dimitri Payet e Paulo Henrique vão se encontrando na equipe titular e finalmente se firmando em posições que geravam dúvidas na cabeça de Ramón. O treinador argentino parece ter a base de seu time titular pronta, mas sofre com lesões, como foi o caso de Rossi e Marlon Gomes, fora do clássico no ultimo fim de semana.
– O otimismo que eu tenho, é o otimismo que os jogadores têm, a torcida tem. O Vasco está competindo muito bem. Contra as equipes grandes teve um bom nível. Não foi fácil para o Flamengo, criamos situações. Então, esse otimismo nos faz acreditar que vamos competir até o final e não vamos cair — afirmou Díaz.
Confira 5 motivos para acreditar na permanência do Vasco na Série A, segundo o EXTRA:
APROVEITAMENTO EM RELAÇÃO AOS RIVAIS: No mês de agosto, o Vasco da Gama pontuou em 9 dos 12 jogos disputados. Só nessa sequência, foram conquistados 21 pontos dos 30 que a equipe tem hoje. Um desempenho animador quando comparado ao dos rivais diretos na luta contra a queda no recorte dos mesmos últimos 12 jogos pelo Brasileirão. Só o Bahia, com 20 pontos, chegou perto do aproveitamento vascaíno. É notável a diferença quando se comparam os turnos: o Vasco teve campanha de 18º colocado no primeiro, com apenas 16 pontos (contando o jogo com o América-MG). No segundo, estaria no G6, com 14 pontos em nove partidas até aqui.
PAYET ADAPTADO: Contratado como o grande nome da temporada para o Vasco da Gama, Payet parece estar finalmente ambientado ao futebol brasileiro. Depois de bastante tempo trabalhando em sua forma física e ganhando ritmo de jogo, o meio-campista vem acumulando boas atuações nos últimos jogos e já cravou sua vaga de titular na equipe de Ramón Diaz.
PAULO HENRIQUE É GRATA SURPRESA: O Vasco vinha lidando com um grande problema no Campeonato Brasileiro: sua lateral-direita. Puma Rodríguez não passava confiança após diversas falhas defensivas, Robson Bambu era criticado quando jogava improvisado e Gabriel Dias não ficava disponível por lesão. Dessa forma, Paulo Henrique foi escalado por Ramón e vem contribuindo. No Clássico dos Milhões, fez uma marcação impecável em Bruno Henrique.
INTENSIDADE E CRIAÇÃO: O fator físico anima, já que o Vasco é um dos times mais intensos de toda a competição desde a chegada de Ramón Diaz ao comando técnico. Isso faz com que o time crie muito, principalmente na transição, após a roubada de bola. O time de São Januário já aparece no top 10 de grandes chances criadas no Brasileirão, de acordo com o Sofascore, com as mesmas 53 do Fluminense (10º). Ao mesmo tempo, o lateral-esquerdo Lucas Piton também aparece entre os dez primeiros na métrica de “assistências esperadas”, que faz um comparativo analítico sobre momentos do jogo, com 4.24 esperadas e três concretizadas neste campeonato.
BOAS ATUAÇÕES DE RESERVAS: Dois jogadores que vem crescendo de produção desde a chegada de Ramón Diaz são Maicon e Jair. O zagueiro chegou com muitas críticas ao Vasco, mas vem sendo um dos pilares da equipe em caso de desfalques, além de um dos líderes do vestiário. Jair é um dos jogadores mais técnicos do elenco, perdeu espaço ao longo do tempo, mas é opção de luxo no banco de reservas. Nomes como Marlon Gomes e Rossi, que também vinham sendo reservas há pouco tempo, também contribuíram bastante pro crescimento da equipe na competição.
+ Praxedes tem grande chance de ficar no Vasco; entenda situação
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News