Time repleto de atletas advindos da base do clube é um reflexo do processo da reconstrução atual
Quando o assunto é base, o Club de Regatas Vasco da Gama não deixa a desejar, revelou pro mundo atletas como: Roberto Dinamite, Edmundo, Romário, Philippe Coutinho entre outros craques de renome mundial.
Em meio às dificuldades financeiras que o clube vem enfrentando desde a década passada, a base vem sendo a grande saída, entregando um bom nível técnico e uma esperança de dias melhores juntamente com a evolução dos atletas. Recentemente tivemos as saídas de Douglas Luiz e Paulinho para o futebol europeu, Marrony e Mateus Vital para o futebol nacional entre outros menos badalados.
Por: Tales Martín
Durante a nova reformulação feita no clube para a disputa da temporada de 2021, os atletas com passagem na base integram mais da metade do elenco Vascaíno. Boa parte dos gols feitos pela equipe do Vasco ou são originados por jogadores da base, ou são marcados por eles; Gabriel Pec é o grande nome do time no momento atual, com 4 gols no Campeonato Carioca e 1 gol na Copa do Brasil, é o artilheiro do Vasco na temporada 2021.
O meia paraguaio Matias Galarza e o atacante brasiliense Tiago Reis também foram responsáveis por parte dos gols pelo clube durante o Carioca 2021, Tiago chegou a fazer um “Hat-Trick” no jogo contra o Bangu. Galarza caiu nas graças do torcedor com boas atuações e belos gols como seu cartão de visitas e ganhou o espaço “gringo” no meio-campo do Vasco após a saída do também estrangeiro Martín Benítez.
Já o volante Bruno Gomes, também formado nas categorias de base, pode ser a surpresa do jogo de hoje. Provável que entre na posição de Andrey, também formado no Vasco, que ainda não está 100% fisicamente. Bruno participou da seleção pré-olímpica e é tido como promessa nacional, ainda não se firmou mas tem tudo pra evoluir e permanecer no time titular.
O nosso arqueiro Lucão tem sido outra ótima surpresa, já conhecida por quem acompanhava as categorias de base, vem agradando positivamente com boas defesas e passando segurança e solidez pra meta vascaína, a zaga ainda precisa de vários ajustes já que dificilmente passa alguma partida sem ser vazada, mas o momento pra que isso seja consertado é esse.
Com o difícil clássico de hoje, esperamos uma boa partida por parte dos jovens e uma consolidação cada vez mais aprimorada dos novos reforços, é essencial jogar bem e continuar evoluindo o modelo de jogo implementado pelo técnico Marcelo Cabo que se encontra invicto no comando do Vasco.