Relembre alguns momentos históricos de São Januário, que faz aniversário de 94 anos hoje.
Por Gabriel Rodrigues
Hoje, 21 de abril de 2021, São Januário completa 94 anos de existência. O estádio foi construído pelos próprios torcedores do clube, tendo sido sempre um símbolo de resistência, e viveu inúmeros momentos inesquecíveis. Além de ser marcante para os vascaínos, o lugar concentra muita história sobre o Brasil.
Veja abaixo alguns momentos lindos da história de um dos maiores estádios do mundo:
1. Colina histórica já foi palco das escolas de samba no Rio de Janeiro
Nas décadas de 30 e 40, São Januário era o local onde se realizavam os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro. O último desfile no estádio ocorreu em 1945 com vitória da Portela, na época apelidada de o Expresso da vitória do Samba.
2. A maior goleada do Vasco no Caldeirão
No embalo do Expresso da vitória, em 1947 o Gigante ganhou por 14×1 da equipe do Canto do Rio. Tal vitória até hoje é a mais elástica que o estádio já presenciou, além de ser o maior placar da história do futebol profissional carioca.
3. Virada histórica sobre o Flamengo
No Campeonato Carioca vencido pelo Vasco em 1949, um dos jogos mais marcantes dessa conquista foi uma virada épica sobre o maior rival em São Januário. Flamengo estava vencendo por 2×0, quebrando uma longa sequência sem ganhar do Gigante. Porém, a alegria rubro negra não durou muito. O Cruzmaltino enfileirou 5 gols e saiu de São Januário com um placar de 5×2, sendo até hoje a maior virada da história do “Clássico dos Milhões”.
4. Importância política na era Getúlio Vargas
Entre 1940-1950, o estádio era o local onde ocorriam os eventos do então presidente Getúlio Vargas. Sempre em 1° de maio, dia do trabalhador, o presidente da república utilizava São Januário como palanque para anunciar suas medidas trabalhistas.
5. Gol 500 de Roberto Dinamite
Em 1982, o maior ídolo da história do Vasco fazia mais uma proeza em São Januário. Com um lindo gol de falta diante do Volta Redonda, Roberto marcava seu gol de número 500 na carreira.
6. Último gol de Roberto Dinamite como atleta
O maior ídolo da história não só marcou seu gol 500 no estádio como também fez seu último gol como jogador na Colina histórica. No ano de 1992, Vasco venceu o Goytacaz por 1×0. Gol foi marcado por Dinamite, este que viria a ser a última vez que balançaria as redes em sua carreira.
7. Edmundo 6 x 0 União São João
Em 1997, o ídolo Edmundo fazia história sendo o principal jogador do tricampeonato Brasileiro. Um dos jogos mais marcantes da conquista foi uma goleada de 6×0 sobre o União São João em pleno Caldeirão. Nessa partida, o animal marcou os 6 gols da vitória.
8. Final da Libertadores de 1998
No ano magico de 1998, o território hostil tremeu ao receber o primeiro jogo da final da Libertadores. Estádio ficou pequeno para os mais de 36 mil vascaínos vibrarem com a vitória de 2×0 contra o Barcelona Guayaquil.
9. Gol 1000 do Baixinho
O segundo maior artilheiro do Vasco, Romário, entrou para história de São Januário em 2007. Em um jogo contra o Sport pelo Campeonato Brasileiro, o craque marcou seu milésimo gol na carreira. Feito teve tanta relevância que o jogador ganhou uma estátua no estádio.
10. Caldeirão tremeu em 2011 na Copa do Brasil
Na final da Copa do Brasil conquistada pelo Vasco, São Januário recebeu o primeiro jogo da final contra o Coritiba. Com uma vitória vascaína de 1×0, o estádio viu mais um dos momentos gloriosos da história do clube.