Primeiro adversário do Vasco, o Operário faz uma ótima campanha no Campeonato Paranaense, se classificando ao mata-mata como líder do grupo geral. Na primeira fase, o alvinegro protagonizou a incrível marca de 21 gols marcados e apenas 3 sofridos.
Como joga?
Com o professor Matheus no comando, o Fantasma costuma assombrar seus adversários jogando em um 433 ou 4321, dependendo de como joga a equipe adversária. Se tratando de um time com bons contra-ataques e intenso, o Operário poderá trazer desafios ao setor defensivo vascaíno. Embora seja uma partida importante, o Operário terá seis desfalques: Rafael Bonfim, Odivan, Pedro Ken, Leandro Vilela e Marcelo (todos no departamento médico) e Alex Silva (covid-19). Dentre os citados, Pedro Ken é velho conhecido da torcida vascaína, mas não deixou saudades em São Januário.
Preocupações vascaínas:
Apesar de sofrer bastante com a bola aérea defensiva, o Vasco teoricamente não irá enfrentar grandes problemas neste quesito. No entanto, o cruzmaltino precisa estar atento as faltas próximas ao gol, já que os paranaenses possuem bons batedores de falta, com 3 gols marcados nesta temporada. Possível time do Operário: Simão; Lucas Mendes (Alex Silva), Fábio Alemão, Rodolfo Filemon (recém chegado), Djalma Silva; Marcelo Santos, Leandro Vilela, Rafael Chorão, Tomas Bastos (avançado); Jean Carlos e Ricardo Bueno.
Além de ser uma equipe forte nesse início de temporada, o Fantasma possui 6 meses de invencibilidade jogando em casa, com 11 vitórias e 3 empates neste período, mas sabendo atuar muito bem longe de suas dependências. Durante todo campeonato, suas partida mais impressivas foram um 9-0 contra o Cascavel, goleada por 4-0 fora de casa contra o Athletico e vitórias por placar mínimo contra Paraná e Coritiba.
Seus destaques são: Simão, goleiro ídolo do clube e Ricardo Bueno, atacante goleador e dono do time. Além disso, o clube de Ponta Grossa anunciou nessa semana, um velho conhecido de São Januário. Se trata de Rodrigo Pimpão, que chega com expectativa no alvinegro. Embora a estatística de ataque seja fora do normal, o Operário é um time surpresa no ataque. Foram ao todo 5 partidas vencidas pelo placar mínimo, mas com 9-0 contra o Cascavel e goleadas contra Athletico e Cianorte alavancando os números.
Situação atual:
Na última quinta (20), a equipe paranaense venceu por 1-0 o Azuriz, se classificando nos pênaltis para a semifinal do Campeonato Estadual. A vitória foi sofrida, já que o ataque pecou na frente do gol, finalizando 13 vezes e marcando apenas um gol, chegando a perder uma penalidade. Já na semifinal, o time espera a definição das datas para a próxima fase, mas já se sabe que o Londrina será o adversário.
O confronto entre o Gigante da Colina e os Fantasmas promete, já que se trata de um time com um ataque muito ativo comandado por Germán Cano, contra uma defesa muito boa, com só três gols sofridos, mas com Ricardo Bueno, atacante que promete atrapalhar a vida do Vasco.