Nova aporte financeira pode chegar aos 60 milhões de reais
Após a venda consolidada de Talles Magno ao NYCFC, o Vasco teve uma boa injeção de dinheiro nos cofres do clube, dentre os valores que tiveram entrada consolidada no clube, uma grande parte é injetada por Jorge Salgado, que está tirando dinheiro do “próprio bolso” para trazer um alívio financeiro ao clube em decorrência das dívidas a curto prazo que podem comprometer futuramente o planejamento do clube.
Por: Tales Martín
O processo que Jorge adotou lembra o que foi adotado por Paulo Nobre, ex-presidente do Palmeiras e durante seu triênio chegou a emprestar quantias próximas a 200 milhões de reais ao alviverde.
Ao que foi estimado, Jorge já injetou cerca de 23 milhões de reais em somatória referente aos empréstimos e aos descontos cedidos ao clube. Utilizando como atrativo, juros abaixo do mercado de empréstimo, visando elevar o fluxo de caixa do clube e colocar os débitos em dia incluindo funcionários e dívidas.
Quando se foi informado os valores no balanço financeiro do Cruzmaltino, ficaram explicitados os valores em dívidas a curto prazo, cerca de 314 milhões de reais e a longo prazo, entorno de 832 milhões de reais.
Como as dívidas a curto prazo são a maior preocupação do presidente, a quantia em dinheiro que foi injetada no clube e as demais que entraram nos cofres vascaínos, foram responsáveis por diminuir a dívida em quase 200 milhões de reais previamente.
Nesta terça-feira (25/05/2021) o Conselho Deliberativo do clube aprovou a possibilidade de um novo subsídio de 40 milhões de reais em empréstimos advindos de Jorge Salgado com as mesmas condições anteriores de juros abaixo do mercado padrão de empréstimos, medida foi aprovada até por conselheiros de oposição a atual gestão.
Da onde mais o clube vem tendo ajuda?
O clube vem viabilizando acordos com a Globo e o seu patrocinador máster, o Banco BMG.
Após a fatídica queda de divisão em 2020, o clube acabou tendo déficit de pouco mais de 60 milhões de reais relativos a Cotas de TV e transmissão, dinheiro o qual já estava previsto para pagamento de dívidas.
Globo foi importante nesse cenário é entendeu a necessidade do clube em estar em dia e entrou em um acordo com a Diretoria do Vasco adiantando assim cerca de 20 milhões de reais que serão debitados do clube em parcelas até 2024 ano em que o contrato entre clube e emissora encerra.
Já o Banco BMG, além de Patrocinador Master do clube até o momento, se tornou também um grande parceiro financeiro, sendo o credor do clube. Acabou renegociando boa parte dos empréstimos feitos ao clube estendendo os prazos de pagamento e reduzindo as taxas e juros.
É justo relevar que o BMG também foi importantíssimo na construção do CT do Almirante e planeja ações de marketing junto ao clube como o Meu Vasco BMG, conta exclusiva para torcedores do clube.