Evento contou com a participação de Jorge Salgado, vices, demais presidentes de poderes, além do Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.
O Estádio de São Januario recebeu um evento nessa manhã de quinta-feira (10/06), comemorando o dia de Portugal, Camões e das comunidades portuguesas. As festividades na colina histórica contou com a presença do Cônsul-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, embaixador Luís Gaspar, os presidentes dos poderes do Vasco, os presidentes da Câmara Partuguesa de Comércio e Indústria, Real Gabinete Português de Leitura e das Casas Portuguesas do Rio de Janeiro, além de autoridades estaduais e municipais e outros convidados.
As festividades começaram na Tribuna de Honra de São Januário, com a apresentação do 1º Vice-Presidente Geral, Carlos Roberto Osório e contou com a banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, atletas da base vascaína, do Remo e Paralímpicos, que prestaram homenagem às bandeiras do Brasil, Portugal e Vasco da Gama.
Aproveitando o evento, o Vasco inaugurou a exposição “Club de Regatas Vasco da Gama: o traço de união Brasil-Portugal”. Em busca de relembrar as raízes lusitanas do clube cruz-maltino, componente fundamental para a fundação e a consolidação do Clube no campo esportivo. O objetivo da exposição é destacar o protagonismo do Vasco da Gama enquanto uma associação luso-brasileira, recordando a existência da relação fraternal entre o Gigante da Colina e os clubes coirmãos da pátria portuguesa.
Em discurso no evento, o presidente Jorge Salgado explicou sobre a importância do evento e comentou sobre o lançamento da exposição para manutenção da história do Clube.
-– Pra nós é motivo de orgulho e de honra estar recebendo nosso Cônsul-geral no Dia de Portugal, que está presente nessa exposição maravilhosa, feita com muito empenho e muito carinho para mostrar nossas conquistas e nosso trabalho feito desde a fundação. Isso é um marco histórico, acho que o torcedor vascaíno vai poder conhecer melhor as nossas raizes, nossa grandeza, os momentos de sacrifício e os momentos de glória do nosso Clube. Esse estreitamento de relações com Portugal vai abrir novas portas para o Vasco.
Começando a partir da sexta-feira (11/06), a exposição fará parte do Tour pela Colina. O Vasco promete uma experiência com imagens, troféus e bem emersão na história do clube.