Após a primeira vitória na série B, o Vasco encara o Avaí na próxima quarta-feira, em jogo válido pela 4ª rodada da competição. A expectativa é de uma melhora no nível de atuação da equipe de Marcelo Cabo, que tem sido bastante criticada pelos torcedores do gigante. Mas vamos falar um pouco sobre o nosso adversário: é perigoso? Pode complicar a vida do Vasco? Vejamos:
Situação atual:
A equipe de Santa Catarina começou a temporada 2021 muito bem, sendo campeã estadual de forma contundente e passando por cima de seus rivais locais (Chapecoense, Brusque, Figueirense, Criciúma, Joinville e por aí vai). No entanto, após uma sequência invicta de 15 jogos, o viés é de queda: ainda não venceu na série B e é o lanterna da competição e foi eliminado na Copa do Brasil na 3ª fase da competição. O momento por lá já foi melhor e os atletas vem ao Rio bastante pressionados por um resultado positivo.
Como joga:
É uma equipe que costuma variar entre o 4-2-3-1 e o 4-1-4-1 quando joga, depende muito da escalação. Normalmente joga com dois pontas que puxam muito as jogadas para o meio e dois laterais que não sobem tanto ao ataque justamente por não ter muito vigor físico. Os dois volantes participam bastante da construção das jogadas, chegam para finalizar e finalizam sempre que possível. Podem jogar com um centroavante mais fixo ou com algum outro fazendo a função de falso 9.
Pontos fortes:
O Avaí gosta de ficar com a bola e finaliza bastante. Não sei se vão conseguir se impor diante do Vasco em pleno São Januário, mas com certeza vão apertar a saída de bola e tentar manter o controle da partida, como fez o Operário. Além disso, sempre que abrem espaço, gostam de testar de média/longa distância. As jogadas costumam sair muito das pontas para o meio, então a bola acaba sempre caindo em algum ponto em que é possível experimentar o chute (e é uma equipe que tem bons finalizadores – Jonathan, Getúlio, Edilson, Diego Renan, Bruno Silva.. todos gostam de chutar ao gol)
Pontos fracos:
A equipe avaiana dá muito espaço quando ataca. Explorar a velocidade de Gabriel Pec, Léo Jabá, Morato e outros pode ser uma ótima solução para o confronto desta quarta. A dificuldade de recomposição e de acompanhar jogadores rápidos é notória e alguns gols que o Avaí sofreu saíram de lançamentos longos e passes em profundidade. É o melhor caminho para superar o time catarinense.
Destaques:
Alguns jogadores bem conhecidos estão por lá. Só dos que já vestiram a camisa do Vasco tem 3: Diego Renan, Valdivia e Junior Dutra. Além deles, Edilson (lateral direito ex Cruzeiro, Grêmio, Corinthians), Bruno Silva (volante ex Botafogo, Fluminense, Cruzeiro) e Betão (zagueiro ex Corinthians) também fazem parte do elenco Avaiano. Os jogadores que atualmente vivem uma boa fase são o centroavante Jonathan e o ponta Vinicius Leite. É uma equipe cascuda e que deve dar trabalho para o Vasco.
Resumindo:
No papel, o Avaí tem um dos melhores times da competição. Vivia um grande momento até o início da série B, mas a fase por lá não é das melhores e eles vem ao Rio sob pressão. O Vasco conseguiu vencer a primeira partida mas sem jogar bem e vai precisar elevar seu nível de atuação para superar os catarinenses. Dinamismo e rapidez são as chaves para um bom resultado, além de ter bastante cautela com as finalizações de longa distância do Leão. A vitória é fundamental para os dois e a promessa é de um jogo cercado de tensão em São Januário.
Por: Hernandes