A regra no Vasco é bem clara: a base é essencial. Dito isto, está no contrato de Lisca que uma das prioridades de seu mandato no Vasco é de pelo menos ⅓ do elenco seja composto pelos “crias” formado pela base do clube.
Número que é facilmente batido, pois 63% do elenco vascaíno é composto por jogadores revelados na base. Lisca é experiente em formação de jogadores, visto que a maior parte de sua carreira como treinador foi composta treinando jovens. Dentre estes jovens, o técnico vascaíno se orgulha de ter feito parte de na revelação de Alexandre Pato, Rafael Sóbis, Kaká, Nilmar, Marcelo e entre outros.
– Isso eu posso falar que sei fazer. Já revelei Pato, Luiz Adriano, Sobis, Fábio Rochemback, Diogo Rincón, Kaká, Marcelo, Nilmar, Julio Batista, Lucas Leiva, Anderson… A lista é grande. Graças a Deus pude participar da revelação de vários atletas que viraram jogadores mundiais. Isso não tem preço para um treinador que pega esses meninos lá embaixo e fomenta esse crescimento deles. É isso que vou tentar fazer aqui no Vasco – Disse o Lisca.
Na última entrevista coletiva, após a sofrida vitória sobre o Vila Nova, o técnico revelou essa cláusula contratual. Mas não é novidade no Vasco, o contrato com Marcelo Cabo também continha este ponto.
– O Pássaro me pegou de surpresa quando eu estava olhando o contrato. Isso é uma cláusula, trabalhar com a base e fomentar esse trabalho. Nunca tive isso no meu contrato e eu gostei demais porque já faço isso naturalmente. Eu vou cumprir. Há mais meninos no sub-17 e sub-20. Com calma, vamos achando, promovendo e os colocando no momento certo – contou Lisca.
Dos 33 jogadores, 21 são da base, entretanto, a idade de corte para entrar no acordo do contrato é 23 anos. Isso faz com que tenha 19 jogadores no acordo, os dois que foram revelados pelo Vasco e que não entram nesta conta é Romulo, com 33 anos e Ricardo Graça, com 24 anos.
Mas o número pode mudar conforme os jovens forem chamados para testes no profissional. No momento, nove atletas voltaram para as categorias de base depois de passagem pelo time principal.
Para o Vasco há 2 expectativas, além do possível retorno financeiro com a venda desses ativos, há a expectativa do próprio retorno dentro de campo, um exemplo é o Bruno Gomes, que não estava em seus melhores dias e com o Lisca, parece que aos poucos, vai recuperando a boa fase.
– Se eu conseguir passar essa barreira do início de trabalho e de repente ficar no Vasco para fazer um trabalho de médio a longo prazo, você pode ter certeza que eu vou otimizar demais a performance desses meninos. E nós vamos dar retorno esportivo e financeiro bem grande para o Vasco. Complementa o técnico vascaíno.
Veja abaixo o elenco completo vascaíno:
– Goleiros: Vanderlei (37 anos), Halls (22), Alexander (22) e Lucão (20) – 3 da base
– Zagueiros: Ernando (33), Ulisses (21), Miranda (21), Ricardo Graça (24) e Castan (34) – 3 da base
– Laterais: Léo Matos (35), Cayo Tenório (22), Zeca (26) e Riquelme (18) – 2 da base
– Meio-campistas: Michel (31), Romulo (30), Caio Lopes (20), Bruno Gomes (20), Andrey (23), Sarrafiore (24), Marquinhos Gabriel (31), Galarza (19), MT (20), Laranjeira (21), Weverton (21) e Juninho (20) – 9 da base
– Atacantes: Daniel Amorim (31), Morato (28), Léo Jabá (23), Arthur Sales (19 anos), João Pedro (21), Figueiredo (19), Gabriel Pec (20), e Germán Cano (33) – 4 da base