Quando atua distante de casa, a equipe de Lisca vai mal e somou apenas nove pontos de 27 disputados até aqui
Por: Fabio Ramos
Enquanto o Vasco consegue voltar a se fazer forte diante de seus domínios, principalmente quando atua em casa – o estádio de São Januário – o desempenho fora do Rio de Janeiro vai de mal a pior. Até o momento, na 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B 2021, quando atua distante do Rio de Janeiro, a equipe de Lisca possui um aproveitamento de apenas 33,3%, equivalente a 12ª campanha como visitante, somando nove dos 27 pontos disputados. Números muito aquém de um clube com a história do Gigante e com aspirações de retornar à elite nacional ao final da temporada.
Não à toa, o Vasco ocupa a nona colocação na tabela de classificação. Ao menos, a distância para o último clube do G4 (o Sampaio Corrêa) permanece pequena, de somente dois pontos. Algo que, na próxima rodada, pode se transformar em vantagem, caso o Cruzmaltino vença o Londrina na próxima quarta-feira (18), às 21h30, e os demais oponentes não vençam suas partidas. Isso, porque o jogo é dentro de casa, em São Januário, local onde o Vasco não perde desde a quarta rodada. A última derrota foi para o Avaí, por 2×0.
De lá para cá, somou 19 pontos: seis vitórias (sobre CRB, Brusque, Confiança, Sampaio Corrêa, Guarani e Vila Nova) e um empate diante do então líder Náutico. Por outro lado, longe de casa, o desempenho foi de apenas cinco pontos, oriundos dos empates com Coritiba e CSA, além do triunfo sobre o Vitória. Nos demais duelos, perdeu para Cruzeiro, Goiás, Botafogo e Remo. Nem tudo está perdido, afinal o primeiro turno ainda será encerrado neste meio de semana. No entanto, é melhor já ligar o alerta.