Pedido será analisado pelos poderes do clube. Novo formato de futebol tem base na lei de clube-empresa aprovada este ano no Brasil
Na tarde de hoje, o presidente Jorge Salgado formalizou o pedido para que o Vasco da Gama vire um clube-empresa, baseado na lei das Sociedades Anônimas do Futebol. O documento foi assinado por Salgado e entregue a Carlos Fonseca e Antônio Peralta, presidentes dos Conselhos Deliberativo e de Beneméritos, respectivamente.
A lei 14193/2021 permite a criação de Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), que serão empresas responsáveis por fazer a gestão do futebol, com normas de governança e gestão transparente. Clubes como Botafogo, Cruzeiro e América – MG já entraram com pedidos de constituir empresas nesse molde.
Curiosamente, o Vasco já se beneficiou indiretamente desta lei, ao fazer acordo com a justiça para centralizar suas dívidas trabalhistas, no Regime Centralizado de Execuções. Para o clube, a Sociedade Anônima do Futebol é a melhor saída para sanear as
finanças do clube e ao mesmo tempo, realizar investimentos no futebol, como melhorias na estrutura e melhores contratações, uma vez que o clube conseguiria crédito mais barato no mercado.
O presidente Jorge Salgado classificou essa formalização como histórica:
– Hoje é um dia histórico para o nosso clube. Acabei de assinar o encaminhamento para os Conselhos Deliberativo e de Beneméritos, para que a gente consiga aprovar a criação da SAF. É mais um passo no sentido da modernização do Club de Regatas Vasco da Gama. Isso vai nos propiciar várias possibilidades interessantes no futuro.
Já Carlos Fonseca, presidente do Conselho Deliberativo, fala em vanguarda:
– Recebi hoje do Presidente Jorge Salgado a demanda para que nós comecemos a analisar os trâmites para a abertura de uma SAF. É um novo período para o clube, temos que encarar isso como uma vanguarda. O Vasco vai buscar pautar esse processo de clube-empresa no país. É um primeiro passo importante. Nós já temos uma medida dentro do Conselho Deliberativo que trabalhou a ideia da SAF, e a gente aqui vai poder utilizar o que está sendo conversado em relação ao estatuto dentro dessa aceleração proposta. O objetivo é que o Vasco da Gama possa estar bem posicionado para a nova era que virá para o futebol brasileiro.
Já o presidente do Conselho de Beneméritos, Antônio Peralta também comentou e disse que este pedido é mais um passo pro Vasco estar sempre no topo:
– Nós estamos unidos, juntos, para fazer o melhor para a instituição. O Vasco precisa sair e buscar de novo estar onde ele sempre deve estar, no alto. Então estamos unidos, coesos, e vamos levar ao nosso Conselho, para que ele possa apreciar e recomendar o que for melhor para o clube.
POR: Estagiário Luiz Nascimento
+ ASSISTA O NOSSO ÚLTIMO VÍDEO: