O Vasco fechou a contratação de Yuri, ex-volante do CSA-AL. O jogador teve ótimo desempenho na boa equipe alagoana – não à toa foi o líder de desarmes da série B.
Não dá para cravar o futuro. O Vasco ainda não tem sequer uma equipe inicial formada. O que podemos fazer agora é analisar os momentos do jogador, pegando um histórico da sua carreira até aqui, e apontar algumas qualidades e deficiências do jogador nos últimos anos, especialmente no último. Futebol não é uma ciência exata, e na situação atual creio que qualquer nome seria uma aposta. A questão é o risco de cada uma.
E por que Yuri parece ser uma ótima contratação? Listamos 5 pontos que ajudam a explicar:
- Experiência na série B
Não foi em 2021 a primeira participação de Yuri com destaque na segunda divisão. Nosso reforço já havia participado muito bem da campanha do acesso do clube azulino em 2018 – e também foi líder de desarmes naquele ano. É importante ter bagagem na competição e dentro de campo isso conta demais.
- Vigor físico
Yuri é forte fisicamente, apesar de não ser alto. Nas duas temporadas em que disputou a competição se caracterizou por chegar antes em divididas, por ganhar a bola dos adversários de forma dura, porém limpa. Ter esse volante ‘mordedor’ que não deixe o adversário respirar em paz com a bola no pé é fundamental no estilo de jogo que caracteriza a série B. A quantidade de bolas que ele recuperou e deixou sua equipe com a posse impressiona positivamente.
- Polivalência
Em 2018, Yuri atuou muito mais como primeiro volante. Tanto que seus números ofensivos na competição não tiveram tanto peso. Em 2021 foi diferente: suas características de chegada ao ataque apareceram quando
atuou como segundo volante e até mesmo como lateral direito. É aquele tipo de jogador que permite ao técnico pensar em variações no seu modelo de jogo. Os reflexos nos números são bem claros: 3 gols e boas construções ofensivas, principalmente pelo lado direito do campo. Sempre faz bem ter no elenco peças que atuem em bom nível em mais de uma função.
- Momento
O Vasco traz um jogador que está vivendo seu auge. Yuri surgiu muito bem no Bahia em 2015 e nos dois anos seguintes sofreu muito com lesões. Após voltar, não se firmou e foi emprestado para o CSA. Após a histórica campanha do acesso azulino em 2018, passou por uma nova cirurgia e foi emprestado para uma equipe da segunda divisão japonesa. Voltou para o tricolor em 2020 e no segundo semestre foi emprestado para o Oeste (jogou numa equipe muito abaixo do nível da série B naquele ano) que acabou rebaixado para a série C. Depois, disputou o Paulistão 2021 pela Ferroviária e, após o término da competição, o CSA decidiu repatriá-lo. Essa última temporada faz com que ele esteja tendo a grande oportunidade da sua vida, justamente no momento de seu auge técnico, tático e físico. Fazer um bom 2022 e conquistar o acesso com o Vasco com certeza será o ponto mais alto da sua carreira até aqui.
- Identificação com o Vasco e proximidade da família
Cria da base do Olaria e revelado para o futebol nacional pelo Bahia, Yuri é vascaíno desde criança (fonte: Lucas Pedrosa). Isso por si só obviamente não é o suficiente, mas claro que pesa. Jogar no seu time de coração é um sonho pra todo moleque que gosta de futebol. A proximidade da família também é um fator que facilita a adaptação ao novo clube. Esperamos que Yuri se sinta, desde já, em casa.
Resumindo: o Vasco, a princípio, faz uma contratação acertada e traz um dos melhores nomes disponíveis no mercado dentro da nossa realidade atual. Com uma equipe organizada e bem treinada ao seu redor, Yuri tem tudo para mostrar o bom futebol que o credenciou para vestir a camisa de um dos maiores clubes do Brasil.