“Quarentenados” em casa, pais com filhos pequenos têm vivido tempos de agitação e por muitas vezes estão em busca de algo para distraí-los. Desenhos têm sido uma das saídas encontradas para distrair as crianças. Porém o Vasco da Gama, para o azar dos papais e das mamães, decidiu tirar Catatau do ar. Mas para a felicidade dos vascaínos, Pikachu continuará dando “choques do trovão” na colina histórica.
Por Micael Abbud
Os desenhos infantis citados não são só assunto de crianças. Vascaínos têm escutado falar muito de Glaybson Yago e de Ygor de Oliveira, também conhecidos como Yago Pikachu e Ygor… Catatau? Não mais. O atacante contratado em julho 2020 teve seu apelido vetado em São Januário. Ygor chegou do Madureira após se destacar pelo clube do subúrbio carioca e gerou brincadeiras entre os torcedores por causa de seu apelido. O atleta explicou, ao Globo Esporte, o motivo por ser chamado de Catatau.
– Tenho um irmão mais velho. Ele sempre foi gordo e alto. Eu sempre fui magro e pequeno (risos). Sempre andamos juntos, na Abolição (Bairro da Zona Norte do Rio), no Conjunto dos Ferroviários. Quando eu descia com ele de mãos dadas para comprar pão, a rapaziada mais velha brincava: ‘Caraca, olha ali o Catatau e o Zé Colmeia’. Aí pegou até hoje. Desde então todo mundo nos chama assim. – explicou Ygor.
O apelido, adotado nos vestiários do Gigante da Colina, não teve a aprovação do clube, que está divulgando o nome do jogador como apenas “Ygor” – tanto na camisa, quanto na lista de relacionados e na escalação – sem fazer alusão ao apelido utilizado nos antigos times pelo qual o atacante jogou.
A atitude do Vasco em relação ao apelido de Ygor é diferente do comportamento adotado pelo clube quando contratou o lateral Yago Pikachu, que caiu nas graças dos torcedores e gerou mais interesse de crianças com o Gigante da Colina. O lateral, que chegou no Vasco em 2015, não teve problemas com alcunha usada e até os dias de hoje adota o apelido, tendo até em seu uniforme de jogo.
Estreia no time titular
Ygor Catatau teve sua primeira chance com a camisa do Vasco na partida contra o Santos, na última quarta-feira (2), na Vila Belmiro. O atacante começou a partida entre os titulares e deu assistência para o primeiro gol do Cruzmaltino na partida, marcado por Fellipe Bastos. A boa atuação de Ygor foi premiada com o troféu “Craque da galera”, dado pela TV Globo, no fim da partida, ao jogador, que declarou estar muito feliz e não imaginar ser eleito o melhor jogador em campo.