Normalmente, a Copa São Paulo, ou conhecida de forma carinhosa como “Copinha” é uma competição que reúne jogadores da categoria sub-20. Porém, cada ano que se passa, com a crescente evolução do porte físico e do futebol dos atletas, o que se constata é uma leva de jogadores bem mais novos nos elencos, o que levou a um número grande de meninos de 15 anos no torneio de 2022.
Na tarde desta quarta-feira (5), Rayan, que com apenas 15 anos e seu 1,85m, balançou a rede em sua primeira partida pela equipe sub-20 na goleada do Vasco por 5 a 1 sobre o Lagarto (SE). E por incrível que pareça, Rayan está longe de ser o mais jovem inscrito na Copinha. O jogador é apenas o décimo mais novo.
Gerente da base do Vasco, Rodrigo Dias explicou antes do embarque para a Copa São Paulo o critério que fez o clube inscrever o atacante:
“Implementamos um princípio que é o de ‘acelerar sem atropelar’. Já tínhamos o Andrey, um atleta de 17 anos, dentro do sub-20 conseguindo performar em alto nível. E tivemos, durante esse período, a promoção do Rayan, porque ele demonstrou que estava precisando de um desafio diferente e conseguiu dar esse retorno. É um processo que temos utilizado aqui, porque o critério que utilizamos é qualidade, e não idade, mas claro, sem atropelar, porque precisamos saber dosar o desafio certo para que o atleta cresça e evolua”, declarou Rodrigo Dias à Vasco TV.
Na saída de campo, o jovem comemorou o feito do gol e disse que atua sempre da mesma forma seja qual categoria estiver.
+ Vasco continua tentando Amarilla, mas negócio fica difícil
“Eu estreio com confiança no sub-15, 17, no 20. Eu jogo meu jogo sempre, não importa a categoria. Eu jogo do mesmo jeito, mesma coisa. A gente quer mostrar nosso futebol. Viemos do banco e sempre procuramos fazer o gol” – afirmou o jovem atleta vascaíno.
Por Jhulia Dutton