Votação aconteceu nesta quinta-feira, na sede náutica da Lagoa e online
A alteração do estatuto para a constituição da SAF do Vasco foi confirmada por ampla maioria de votos em reunião realizada nesta quinta (24/3) no Conselho Deliberativo. Ao todo 174 conselheiros participaram, tanto presencial, na Sede Náutica da Lagoa, quanto online, em votação nominal.
A redação aprovada na sessão desta noite altera o artigo que define o Vasco como uma instituição sem fins lucrativos que podia fundar filiais em outros países. Agora, o estatuto permite a criação de uma Sociedade Anônima de futebol. Esta alteração no estatuto é necessária para evitar uma possível judicialização por parte de grupos contrários à SAF.
Apesar da convocação de várias torcidas organizadas, especialmente a Força Jovem, para os torcedores comparecerem em peso à sede náutica, os seguranças afastaram os adeptos, alegando que eles poderiam assustar os conselheiros presentes. Entre os torcedores que estavam lá na Lagoa, estava Lucas Souza, da equipe do Papo Na Colina.
+Presidente do Conselho Deliberativo fala sobre a reunião de hoje (24)
Em certo momento da reunião, o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca, convocou uma votação para encerrar o debate e assim, pular direto para a votação. O conselheiro e candidato à presidência em 2020 Sérgio Frias, que aguardava a sua vez de falar, se irritou e discutiu com Fonseca, que chamou a segurança para retirar Frias do plenário. Porém, isso não foi necessário, já que Sérgio e outros sete conselheiros saíram da Sede Náutica.
Agora, o próximo passo é uma nova votação na Assembleia Geral para ratificar o resultado desta votação no Conselho Deliberativo. Após aprovação na AG, teremos mais duas votações, nos mesmos poderes, para a aprovação da proposta vinculante da 777 Partners.
Por: Luiz Nascimento