Atacante de 19 anos fez oito gols na segunda divisão belga
Luiz Nascimento
A primeira temporada de Arthur Salles no futebol europeu terminou positiva. Vendido pelo Vasco ao City Group em agosto do ano passado, o atacante de 19 anos terminou a temporada 2021/22 como artilheiro do Lommel SK, clube da segunda divisão belga, com oito gols.
O Lommel terminou o torneio em sexto lugar e não conseguiu subir para a elite da Bélgica. O clube pertence ao portfólio montado pelos donos do Manchester City e costuma ser o primeiro passo dos jovens contratados pelo grupo na Europa.
“Desde quando cheguei aqui na Bélgica, trabalhei duro e me dediquei muito para alcançar esses números. Estou feliz que estou conseguindo melhorar a cada dia meu rendimento no profissional. Sempre confiei no meu trabalho, fico feliz pelas coisas estarem dando certo e a bola estar entrando”, disse o atacante, em entrevista ao GE.
Em sua primeira experiência no Velho Continente, o atacante teve a ajuda dos colegas brasileiros. O elenco conta com o lateral-esquerdo Caio Roque, ex-Flamengo, e o volante Diego Rosa, ex-Grêmio. Depois de Sales, ainda chegou o atacante Cauê, vindo do Corinthians.
“A relação é boa, nos damos muito bem. Me identifiquei muito com eles, pode ser pela facilidade da língua. O Cauê chegou um pouco depois, mas já o integramos no grupo dos brasileiros e temos uma relação muito boa”, contou o jogador.
Arthur Sales na temporada 2021/2022 pelo Lommel SK:
- 19 jogos;
- 8 gols marcados (artilheiro da equipe);
- 2 assistências (4º do time);
- 0,52 participação em gol por jogo;
- 1 gol a cada 126,9 minutos;
- 30 finalizações (3º do time);
- 50% de finalizações certas (Líder do time e 3º da liga);
- 55.22% de dribles certos (3º do time)
- 28 faltas sofridas (3° do time)
Começo em grande estilo facilita na adaptação
Em campo, Arthur Sales teve uma adaptação rápida. Logo em seu primeiro jogo como titular, fez dois gols. O futebol jogado na Bélgica é diferente, mas o ex-Menino da Colina acredita que isso tem o ajudado para evoluir como atleta.
“Aqui estou tendo uma cobrança tática muito grande para cumprir as funções que a comissão nos pede. Mas acredito que aprendi muito e aprimorei muito minha parte tática e meu posicionamento em campo. No Lommel, já joguei como primeiro atacante, segundo atacante e ponta-direita. Acredito que hoje me sinto mais experiente e reforcei meu posicionamento em campo para ajudar meus companheiros.”
Uma das maiores promessas das categorias de base do Vasco, Sales chegou ao clube em 2016, após ser aprovado em uma peneira do próprio Cruzmaltino. Antes de ser vendido por 3 milhões de euros, foi promovido aos profissionais no começo de 2021, após se tornar artilheiro do sub-20. Foram ao todo dez jogos no time de cima. Apesar de tudo que foi construído em São Januário, Arthur disse que acertar com o Lommel foi a decisão certa.
“Deixar seu país de origem é sempre uma decisão difícil. Família, amigos, língua, tudo conta. Mas hoje sei que foi um passo na direção certa, foi a melhor coisa para minha carreira e para aprimorar o meu futebol. Não me arrependo de nada. Estou muito feliz e com muitas metas para alcançar nas próximas temporadas”, completou o atacante.