Presidente cruzmaltino participou da reunião que oficializou a criação da Liga de clubes na manhã desta terça-feira (03)
Nesta terça-feira (3), um importante passo foi dado para o futuro do futebol brasileiro: sete clubes (Flamengo, Cruzeiro, Bragantino, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos) assinaram a criação da Liga Brasileira de Futebol (Libra), em reunião realizada em São Paulo. Entre os dirigentes presentes na reunião, estava o presidente do Vasco, Jorge Salgado, que postou nas redes sociais.
Segundo o mandatário cruzmaltino, o clube está analisando junto com a 777 Partners todos os detalhes para uma possível adesão à nova liga. Cabe ressaltar que o Vasco já é oficialmente uma SAF, como referendado em Assembleia Geral Extraordinária no último sábado, com aprovação de 77% dos sócios. O próximo passo será a apresentação da proposta vinculante, que acontecerá até o dia 21 de maio. Logo depois, essa proposta será submetida a mais duas votações: uma no Conselho Deliberativo e outra na AGE, para aí sim, sacramentar a venda de 70% da Vasco SAF.
“Estive hoje em São Paulo na reunião para discutir o futuro do futebol brasileiro. Existe um consenso entre os clubes de que a Liga é o caminho. Estamos estudando todos os detalhes junto com a 777 Partners para a adesão do Vasco”, publicou o presidente do clube carioca, que acrescentou: “No dia 12/5, na CBF, teremos nova reunião com todos os clubes. Acreditamos num grande entendimento em benefício dos clubes e do futebol”
Vale lembrar que o projeto é encabeçado pela empresa Kodajas Sport Capital, ligada ao empresário Flávio Zveiter, em parceria com o Banco BTG. Entre as propostas da nova liga, estão a divisão de cotas de TV mais ou menos como está hoje: 40% de cota fixa, 30% de acordo com o desempenho esportivo e 30% pela audiência, além de uma mudança no sistema de rebaixamento; ao invés de quatro times, três seriam rebaixados da Série A para a Série B enquanto os dois primeiros da Segundona sobem para a Primeirona e a terceira vaga seria disputada em um play-off entre o 3º e o 4º lugares da Série B. Segundo a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, até o próximo dia 12 de maio, haverá assinatura dos 40 clubes (somando Séries A e B).
Por Luiz Nascimento