Rayan tem apenas 15 anos e tem ganhado destaque no time sub-17 do Vasco
Durante a Copa São Paulo de Juniores deste ano, um jovem atacante de apenas 15 anos chamou a atenção do mundo do futebol com a camisa do campeão Palmeiras: Endrick, que atualmente está no time sub-17 alviverde. Na mesma competição, um outro garoto da mesma idade também chamou a atenção: Rayan. Filho do ex-zagueiro Walkmar, que atuou profissionalmente pelo Vasco em meados dos anos 90, o atacante foi usado com mais cautela pelo clube de São Januário. Apesar de não marcar no torneio, seu brilho foi acontecer mesmo meses depois, quando virou a sensação das divisões de base ao atuar pelo sub-17.
Canhoto e com 1,85m de altura, comprimento impressionante para a sua idade, Rayan marcou 12 gols em 10 jogos nesta temporada, uma média de 1,2 gol por jogo. Esse grande desempenho chamou a atenção do ex-jogador brasileiro naturalizado português Deco, que o indicou para o Barcelona, clube para o qual o luso-brasileiro trabalha como intermediador para a América do Sul.
+Além de Barcelona, Real Madrid está de olho em Rayan, joia do Vasco
Por ter 15 anos, Rayan tem um contrato de formação com o Cruzmaltino. Ele completa 16 anos em 3 de agosto, quando assinará seu primeiro contrato profissional com o Vasco, com duração de três anos, de acordo com as regras da FIFA. Também, pelas mesmas regras da entidade, o Menino da Colina só pode deixar o Vasco aos 18 anos, o que garante Rayan em São Januário até 2024.
A 777 Partners, empresa que negocia para virar dona do futebol do Vasco, já está ciente do grande potencial de Rayan e da cobiça dos europeus sobre a mais nova grande joia da Colina. Ao que tudo indica, o jovem será um ativo dos americanos quando eles passarem a gerir o futebol cruzmaltino.
Segundo o jornal Sport, de Barcelona, Deco recomendou que o clube catalão faça uma proposta ao Vasco por Rayan o mais rápido possível a fim de contar com a promessa no Barça B a partir da temporada 2024/25 e antes de sua valorização.
O sub-17 do Vasco enfrenta neste sábado o Botafogo pela semifinal da Copa Rio e a tendência é de Rayan ser poupado, já que na próxima quarta-feira (25/5), o time da Colina Histórica tem outro clássico, contra o Fluminense, pela Copa do Brasil da categoria, torneio que os cruzmaltinos colocam como prioridade.
+Receba as notícias do Vasco em seu celular.
Por: Luiz Nascimento