Dupla terá seu teste de fogo contra o Náutico, nesta terça-feira (7), em Recife.
Luiz Nascimento
Após Zé Ricardo pedir demissão no domingo, o Vasco busca um substituto. Enquanto o novo comandante não é contratado, Emílio Faro, auxiliar da comissão técnica permanente do clube, e Daniel Félix, preparador físico, irão comandar o Cruzmaltino amanhã (7/6), às 19h, contra o Náutico, nos Aflitos, pela 11ª rodada da Série B.
Emílio e Daniel devem seguir como interinos até que o nome do novo treinador seja definido. Sem o dinheiro da 777 Partners, que só deve assumir o futebol do clube caso a proposta vinculante de compra da SAF seja aprovada, o Vasco busca nomes condizentes com suas atuais condições financeiras e que combinem com a meta da diretoria nesta temporada: subir para a elite do futebol brasileiro.
Faro e Félix já comandaram o treinamento deste domingo, quando o pedido de demissão de Zé Ricardo foi comunicado ao plantel, e encerraram a preparação do time hoje pela manhã. Durante o fechamento desta matéria, o time estava viajando para a capital pernambucana.
E agora, você, caro leitor, irá conhecer um pouco mais dos novos comandantes da nau vascaína:
Emílio Faro: 35 anos de futebol e 22 times no currículo
O novo técnico do Vasco tem 55 anos, sendo 35 deles dedicados ao futebol. Começou como preparador físico em 1987 e nesta função, trabalhou em 18 clubes diferentes, de todas as divisões e de quase todas as regiões do país (só não trabalhou no Centro-Oeste), entre eles o próprio Cruzmaltino, o Flamengo e o Botafogo, onde virou auxiliar técnico em 2016, quando Jair Ventura, o então auxiliar, foi promovido. A partir daí, acompanhou o filho do tricampeão Jairzinho em outros quatro clubes: Santos, Corinthians, Sport e Chapecoense.
Faro foi contratado pelo Vasco em dezembro do ano passado, no lugar do então auxiliar permanente Fábio Cortez. Para o novo técnico, comandar o Vasco é um grande desafio que está sendo encarado com muita naturalidade:
– Recebi esse convite [para trabalhar no Vasco] em dezembro. Eu celebrei bastante com meus familiares devido à grandiosidade do Vasco. Estar em um clube do tamanho do CRVG e ter a chance de colocá-lo no lugar que é seu de direito é um grande desafio, uma oportunidade ímpar. E encaro isso com a maior naturalidade do mundo, pois estou no dia-a-dia e conheço bem o plantel, que confia em mim e está comprometido. Irei respeitar os processos, ajudar e recolocar esse grande clube que é o Vasco de volta à elite do futebol brasileiro.
Emílio ainda previu um jogo difícil contra o Náutico, principalmente porque Recife ainda sofre com as chuvas que mataram mais de 100 pessoas e provavelmente, o estado do campo do Náutico pode estar bem ruim.
– Estamos indo para Pernambuco desenhando dois cenários. O primeiro é de um jogo impositivo, sufocando o adversário. O segundo é de um jogo mais difícil por causa das chuvas, que infelizmente atingiram o Recife. E neste cenário, o estado do campo pode ser determinante. Nosso time até responde bem a este segundo cenário, já que são jogos brigados, em que é vencer ou vencer. O importante é que o time está preparado para ambos os cenários e irá sair de lá com a vitória, que é o que o Vasco merece – disse Emílio Faro, que é formado em Educação Física e tem pós-graduação em Futebol, Fisiologia e Treinamento Esportivo. O profissional ainda tem Licença A para treinador e está cursando a Licença PRO da CBF.
Daniel Félix: 12 anos de Flamengo e trabalho com Luxemburgo
Daniel Félix está há mais tempo no Vasco que seu colega Faro, apesar de ter menos tempo de futebol. Começou no Flamengo em 1999 como preparador físico e teve três passagens pelo clube da Gávea, somando 12 anos ao todo. Também trabalhou no Criciúma, Botafogo (onde foi preparador da base), Atlético-MG, Coritiba e até mesmo no Tianjin Quanjian-CHN (time que atualmente está extinto). Chegou ao Vasco em janeiro de 2021, na reta final do Brasileirão 2020, junto com o técnico Vanderlei Luxemburgo e ficou no clube após o rebaixamento para a Série B.
O Vasco está em quarto lugar na tabela de classificação da Série B, com 18 pontos, enquanto o Náutico é o nono colocado, com 12 pontos.