Por: Caio Maximiliano
Há exatos 65 anos, o Vasco da Gama venceu o Real Madrid por 4 a 3 em um duelo histórico entre dois campeões continentais na final da primeira edição do Torneio Internacional de Paris. A partida foi realizada no Parc de Princes, em Paris, na França, e reuniu o campeão sul-americano de 1948 e o atual campeão da Europa. Duas semanas antes da final, com Di Stéfano e companhia, os merengues venceram a Fiorentina e conquistaram o título europeu pela segunda vez.
Para chegar à decisão, o Vasco eliminou o Racing Paris, um dos melhores times franceses da época, na semifinal. A partida ocorreu no dia 12 de junho e os vascaínos venceram por 3 a 1. Livinho, Pinga e Vavá anotaram os gols. O Real Madrid passou com facilidade pelo Rot-Weiss Essen, da Alemanha, com uma goleada de 5 a 0.
+ RECEBA NOTÍCIAS DO VASCO NO CELULAR TOTALMENTE GRÁTIS! CLIQUE AQUI!
Na grande final, um confronto que fez jus ao seu peso. Foram sete gols em 90 minutos. Valter, duas vezes, Vavá e Livinho foram os responsáveis pelos gols do título vascaíno. O título do Torneio de Paris está marcado na história como a primeira vitória de um clube brasileiro contra um campeão europeu.
O JOGO
Derrotado pelo Vasco na decisão do Sul-Americano de 1948, quando vestia as cores do River Plate, Di Stéfano foi o responsável por abrir o placar aos 6 minutos do primeiro tempo. Valter, aos 20 e Vavá aos 32, decretaram a virada vascaína. O primeiro tempo terminou com a vitória parcial do Vasco por 2 a 1.
Na volta do intervalo, Mateos igualou novamente o placar aos 8 minutos. Livinho, aos 21 e Valter novamente, aos 39, abriram vantagem de 4 a 2 para o Cruzmaltino. Aos 44, Kopa diminiu. Tarde demais para os espanhóis esboçarem uma reação.
Escalações
VASCO: Carlos Alberto; Dario, Viana (Brito), Orlando e Ortunho (Joaquim Henriques); Laerte e Válter; Sabará, Livinho, Vavá e Pinga. Técnico: Martim Francisco
REAL MADRID: Alonso; Torres, Marquitos, Lesmes e Muñoz; Santamaria (Ruiz) e Mateos (Santisteban); Kopa, Di Stéfano, Rial (Marshal) e Gento. Técnico: Luis Carniglia