Cruzmaltino e Tubarão se enfrentam amanhã no seu oitavo encontro em jogos oficiais
Luiz Nascimento
Vasco e Londrina se enfrentarão pela oitava vez na história em torneios oficiais amanhã, às 16h, pela décima terceira rodada da Série B. A partida de amanhã pode representar um desempate na sequência de jogos entre os dois clubes. Desde 1978, são sete jogos, com três vitórias para cada lado e apenas um empate. E as três derrotas do Vasco foram bem especiais para os torcedores da cidade do café.
O primeiro encontro entre os dois clubes, apesar de ter ocorrido em 1978, foi válido pela Brasileirão de 1977. Na ocasião, em partida válida pelo grupo S, o Tubarão venceu o Vasco por 2×0, naquela partida que é considerada o recorde histórico de público de São Januário, com pouco mais de 40 mil pessoas. O Londrina acabaria desbancando outros gigantes como Corinthians, Santos e Flamengo e avançou para a semifinal, sendo eliminado apenas pelo Atlético-MG de Toninho Cerezo e Reinaldo. Ainda pelo Brasileirão de 77, Londrina e Vasco empataram pela única vez na historia dos confrontos oficiais: um 2×2 pelo grupo D, que também tinha Botafogo, Goiás, Vila Nova e Athletico-PR.
Três anos depois, os clubes se reencontraram. Em partida válida pelo grupo A da primeira fase da Taça de Ouro, o Vasco não tomou conhecimento do então campeão paranaense e da Taça de Prata de 1980 e fez 6×1 no Maracanã. No mesmo grupo A, tinha outro time que faz parte da atual Série B, a Ponte Preta (semifinalista daquele campeonato), e o Colorado, um dos times que deu origem ao Paraná Clube.
Trinta e cinco anos depois, paranaenses e cariocas se enfrentaram pela Série B e nos dois jogos, vitórias do Vasco por 1×0, tanto na Arena da Amazônia, quanto no Estádio do Café.
E no ano passado, foi a vez do Tubarão empatar a contagem. Nos dois confrontos, duas vitórias: 2×1 pela 19ª rodada em São Januário, e 3×0 no Estádio do Café, resultado que salvou o Londrina do rebaixamento.
Mas pulando para o presente, ambos os times estão em momentos distintos nesta Série B. O Vasco, único invicto até aqui, está na terceira colocação com 24 pontos, enquanto o Londrina soma 15 pontos na décima posição.