O Expresso da Vitória sequer permitiu o rival virar o placar a seu favor
Por Guilherme Faber
Vasco/Tijuca venceu o Botafogo por 60 x 52 nesta segunda-feira (18), no Ginásio Poliesportivo Prefeito Arno João Frantz, “Arnão”, em Santa Cruz do Sul (RS), na rodada de abertura do grupo B da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete). O armador Matheusinho, do Vasco, foi o cestinha do jogo com 26 pontos.
Os chefiados do técnico Daniel Bello terão menos de 24 horas para descanso, isto é, o próximo compromisso do Vasco será na próxima terça-feira (19), às 14h30 (horário de Brasília), no próprio Ginásio Arnão, diante do Coritiba/Monsters, em jogo válido pela segunda rodada da sua chave desta liga.
+ RECEBA NOTÍCIAS DO VASCO NO CELULAR TOTALMENTE GRÁTIS! CLIQUE AQUI!+ RECEBA NOTÍCIAS DO VASCO NO CELULAR TOTALMENTE GRÁTIS! CLIQUE AQUI!
O técnico do Vasco/Tijuca, Daniel Bello, escalou a sua equipe com Euler, Daniel, Xisto, Dalit e Matheusinho. Cássio, Brasil, Giovane, Sales, Victor Hugo e Ian representaram o Cruzmaltino no decorrer do tempo. Já o Botafogo do técnico Miguel Palmier foi a quadra com Kalyd, Lucas, Ge, João César e Keven. Joãozinho, Lucas e Arthur alternaram idas e vindas nesse combate.
O Gigante da Colina iniciou o primeiro quarto em vantagem devido ao sucesso das ações ofensivas do armador Matheusinho. O camisa 10 vascaíno pegou a defesa alvinegra desatenta e contava com auxílio do pivô Daniel, que saía do garrafão e contribuía tanto para os seus arremessos e assistências.
No segundo quarto, o Botafogo ajustou a sua marcação, anulou Matheusinho em boa parte do tempo e igualou o placar com a bola de três do Joãozinho quando restava apenas um minuto e 51 segundos para o fim. Tempo suficiente para novas pontuações de Matheusinho e Euler, cujos pontos mantiveram o Almirante em vantagem sobre o Glorioso por dois pontos.
Botafogo iniciou o terceiro período com jogo rápido, investiu em lance de contra-ataque e novamente empatou com cesta de dois pontos do Kalyd em menos de um minuto. Ímpeto adversário que parou por aí quando mais uma vez Euler converteu dois pontos e Dalit acertou uma bola de três para alívio do Vasco nessa etapa. Joãozinho, que até então incendiou os dois primeiros tempos, desapareceu desde ali e mal concluiu um ponto sequer até o estouro do cronômetro.
Houve outro esboço de reação do Bota quando João César deixou tudo igual ao concluir três pontos em sequência no início do quarto e último período. Contudo, o elenco do Palmier cometeu vários erros em lance livre, arremessos de dois e três pontos. Momento que permitiu a afirmação de Matheusinho na partida e na vitória do Vasco por oito pontos de diferença.
HISTÓRIA E OBJETIVO
A LDB foi fundada em 2011 pela própria direção do NBB (Novo Basquete Brasil) com intuito de dar espaço para promessas da modalidade da bola laranja. Lucas Dias e Lucas Mariano, do SESI/Franca Basquete, Léo Meindl, do Urbas Fuenlabrada, da Espanha, o ex-Chicago Bulls Cristiano Felício e Bruno Caboclo atuaram nesse torneio. O limite de idade do atleta participante é de 17 até 22 anos. O Pinheiros é o maior vencedor desse campeonato com quatro títulos das edições de 2015, 2018, 2019 e 2021.