O elenco do técnico Daniel Bello agora mira a permanência entre os quatro primeiros colocados
O Vasco/Tijuca superou o União Corinthians-RS por 94 x 78 neste sábado (23), no Ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul (RS), em duelo válido pela quinta e última rodada do primeiro turno do Grupo B da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete). O armador Matheusinho, do Vasco/Tijuca, foi o cestinha dessa vitória com total de 45 pontos.
Essa média colocou Matheusinho como dono da segunda maior pontuação da história da LDB e atrás apenas do ala/pivô Lucas Dias, do SESI/Franca Basquete. Euler e Dalit também foram os destaques desse embate com 20 e 17 pontos, respectivamente. Ian foi o reboteiro com dez ações.
Vasco iniciou o primeiro quarto irregular e assistiu lances rápidos do União Corinthians sob a liderança do Bruno. Daniel Bello tratou logo de ajustar a parte defensiva, cuja mudança resultou virada no placar devido aos sucessos ofensivos da dupla Matheusinho e Euler. União cometeu cinco erros ofensivos, Vasco cometeu apenas dois, e o placar terminou com vantagem vascaína de 4 pontos.
O desempenho dos dez minutos iniciais indicou que o segundo período seria com clima acirrado, mas a realidade foi bem diferente da expectativa. O Vasco centralizou o seu jogo no camisa 10 Matheusinho, que fez infiltrações, converteu bolas de curta e longa distância e antes de ir ao vestiário deixou a diferença do Gigante da Colina para o Corinthians gaúcho por 28 pontos.
A ampla distância permitiu o Vasco utilizar o quinteto de rotação e em nenhum momento passou por alguma instabilidade no terceiro quarto. Circunstância que refletiu também logo após o estouro do cronômetro: Vasco 79 x 54 União Corinthians.
O Almirante desacelerou o seu ritmo na etapa final, deixou Matheusinho no banco e permitiu o crescimento do rival gaúcho, que a quatro minutos do fim reduziu a sua desvantagem para dez pontos. Daniel Bello pediu outra parada técnica e ordenou a volta de Matheusinho para a concretização da vitória vascaína.
SEGUNDO TURNO DA LDB
A cidade de São Paulo será a sede do returno com jogos nos ginásios do Paulistano e Pinheiros. Ambas as partidas desta fase ainda estão com datas indefinidas por causa de compromissos em aberto de outros clubes na chave. Tempo suficiente para o grupo vascaíno descansar e embarcar para capital paulista com folga.
Os quatro melhores de cada grupo avançam para os playoffs com sede única no município de Mogi das Cruzes (SP), no Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, “Hugão”.
Por Guilherme Faber