Há dois meses, o técnico Zé Ricardo deixou o Vasco para treinar o Shimizu S-Pulse, time da primeira divisão da J-League. Na época, o treinador estava no seu melhor momento no clube e segundo ele, foi a decisão mais difícil da sua carreira:
-Confesso que foi uma das decisões profissionais mais difíceis da minha vida, ter que sair. Até porque me sentia muito responsável por tudo aquilo que estava acontecendo com o Vasco, até pela primeira vez ter montado o elenco do zero, a dificuldade que passamos no Carioca, depois a retomada. A gente estava começando a crescer na competição, a gente tinha um caminho a seguir, que está sendo seguido pelas pessoas que estão lá. Mas tive que tomar a decisão, e agora é torcer aqui para que dê tudo certo lá e aqui também.
Zé Ricardo chegou no Cruzmaltino ao fim do ano passado para montar o elenco do zero e com a missão de levar o time para a Série A, porém, no meio do caminho apareceu a SAF, e o técnico parecia não estar nos planos quando se concretizasse. Mesmo assim, tentou a permanência no Vasco até 2023:
A proposta para ir para o Japão, era algo mais concreto para o treinador, uma vez que não teve nenhuma conversa sobre futuro com os representantes da 777: