Os jogos do Vasco serão realizados no CT Artsul e apenas os clássicos estão programados para o Nivaldo Pereira. Não vai haver rebaixamento
Por Guilherme Faber
Vasco da Gama estreará contra o Rio São Paulo em 3 de setembro, no CT Artsul, às 15h (horário de Brasília), pela rodada de abertura do Campeonato Carioca de Futebol Feminino. O regulamento foi divulgado pela FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) em 20 de abril e ajustado em 6 de junho.
As Meninas da Colina estão no Grupo B deste torneio ao lado de América, Duque de Caxias, Flamengo, Pérolas Negras, Portuguesa e Rio de Janeiro. Barcelona, Brasileirinho, Cabofriense, Fluminense, Rio São Paulo e Serra Macaense encontram-se no Grupo A.
Quem faz parte do Grupo B atuará contra as integrantes do Grupo A em turno único na primeira fase, que é denominada como “Taça Guanabara”. Avançam para a fase de “mata-mata” os oitos melhores clubes na classificação geral com duelos de ida e volta sem o critério do gol fora, ou seja, passará de fase o elenco que obtiver o maior saldo nos dois embates destas séries.
Se acontecer igualdade de pontos entre as concorrentes no fim da Taça Guanabara, os critérios de desempate serão o maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols pró, confronto direto, entre os dois clubes, menor número de cartões amarelos e vermelhos e sorteio público na sede da FERJ em dia e horário a serem determinados, respectivamente.
A FERJ ainda permite os cartões amarelos “zerados” no fim da primeira fase desde que não se trata do terceiro cartão, circunstância em que torna-se obrigatório o cumprimento de suspensão automática.
A equipe campeã confirmará a sua vaga no Campeonato Brasileiro da A3, mas caso a agremiação vencedora já esteja garantida na terceira divisão nacional a vaga será destinada a vice-campeã ou a próxima na classificação subsequente.
Esta será a 30ª edição do Carioca e com a possibilidade de o Vasco reacender a sua tradição. O Cruzmaltino é o maior vencedor do Estadual com oito taças erguidas em 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2010, 2012 e 2013. Está em jogo também a destruição do recente reinado do Flamengo, cujo rival venceu sete de oito Cariocas realizados nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021.
ATUALIZAÇÃO
O Vasco informou por meio de nota em 2 de agosto, que o seu rebaixamento para A3 do Brasileiro resultou em reformulação no departamento de futebol feminino. Também citou melhorias na revisão dos processos de nutrição, alojamentos e melhorias na logística de treinamentos. Ainda agradeceu as parcerias firmadas com a Atom S/A e “Deixa Ela Treinar”.