É de conhecimento geral dos amantes do futebol brasileiro que o Clube de Regatas Vasco da Gama tem um dos melhores programas de formação de novos atletas do país e que grandes craques do passado e do presente são oriundos das divisões de base do clube carioca.
Se voltarmos ao passado podemos falar de grandes craques como Roberto Dinamite e Edmundo, mas também após a virada do milênio acompanhamos uma geração muito vitoriosa com Alan, Alex Teixeira e Coutinho.
Por causa de um longo período de gestões temerárias no clube, a formação de atletas ficou prejudicada, pela necessidade de resultados imediatos dos jovens atletas para resolver planejamentos esportivos equivocados desenvolvidos pelas últimas administrações cruzmaltinas. Apesar de toda essa bagunça, um diamante bruto chamado Paulinho foi encontrado.
Um garoto de 17 anos que aliava força e velocidade com uma técnica apuradíssima. Desde os primeiros lances na equipe principal do clube, mostrava que poderia ser um dos principais jogadores do elenco, mas que todo aquele talento não permaneceria em São Januário por muito tempo, pois o clube vivia asfixiado por dívidas e necessitava vender suas jovens peças para equilibrar suas contas. Por causa disso, menos de um ano após estrear pelo Gigante da Colina, o atleta acertou sua transferência rumo ao Bayer Leverkusen da Alemanha.
Mesmo com todo aquele talento Paulinho ainda era muito jovem e ainda precisaria finalizar sua formação e maturação como atleta, por isso, enfrentou certa dificuldade para conseguir seu espaço no plantel da equipe alemã, além da dificuldade de aclimatação em um país com um idioma e cultura tão diferentes da brasileira. Não bastasse a dificuldade de adaptação, quando começava a receber suas primeiras oportunidades o ponta brasileiro rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho que o deixou 10 meses fora dos gramados.
Sempre criticado pela imprensa alemã, o jogador era tido como um fardo para o Leverkusen, pelo alto valor investido e o pouco retorno a equipe. Por inúmeras vezes foi especulado o nome de Paulinho na lista de transferências da equipe e de maneira recorrente o Vasco da Gama era mencionado como possível destino do jogador mesmo que por um período de empréstimo.
Agora, com a instituição da Vasco SAF a equipe terá poder de investimento para montar um elenco competitivo para a próxima temporada e a torcida clama pela volta do jovem ponta que deixou saudades em São Januário. Mas como nem tudo são flores, o Leverkusen promete não facilitar a liberação do jogador, tendo em vista que o novo técnico do clube Xabi Alonso já afirmou que conta com o jogador para o restante da temporada e prometeu dar mais oportunidades ao atleta.
Por Estagiário Antonio Arraes