Juninho Pernambucano, revelado pelo Sport e idolo do Vasco, foi personagem de um dos confrontos
O Vasco tem um confronto direto contra o Sport no domingo (16) e este talvez seja o maior desafio da temporada de 2022. Faltando quatro rodadas para o término da Série B, o Cruzmaltino é o quarto colocado, com 55 pontos e o time pernambucano ocupa a quinta colocação, com 52.
A semana de treinos no CT Moacyr Barbosa foi de portas fechadas e clima de decisão. A expectativa para o jogo é alta, uma vez que o Gigante venceu o último jogo fora de casa e quebrou uma sequência de oito derrotas como visitante, além da retrospectiva do Vasco como visitante contra o Leão é positiva, são 10 vitórias contra sete do Sport, além de 11 empates. São 48 gols marcados pelo Cruzmaltino e 37 do time pernambucano.
O ge fez uma lista dos cinco jogos mais marcantes entre as equipes no Campeonato Brasileiro. Confira:
- Sport 0x2 Vasco – Ilha do Retiro – Brasileirão de 2012
Um dos jogos recentes que mais deu o que falar entre Sport e Vasco aconteceu em 2012. Ao voltar à Ilha do Retiro após 13 anos, Juninho Pernambucano viveu a expectativa de receber o carinho no estádio onde viu nascer seu futebol. Mas foi vaiado e xingado por boa parte da torcida do Leão antes e durante o jogo. Marcou um belo gol de falta, no segundo tempo, quando mandou beijo para a família, que estava no estádio e foi hostilizada depois. O equatoriano Tenorio marcou o outro gol.
- Sport 2×3 Vasco – Ilha do Retiro – Brasileirão de 1997
No ano do seu tricampeonato brasileiro, o Vasco bateu o Sport por 3 a 2 na Ilha do Retiro. O jogo foi tenso, com quatro gols de pênalti e três expulsões. Edmundo desequilibrou marcando dois gols de pênalti, e Felipe, então lateral-esquerdo, anotou o terceiro gol. Dedé e Paulo Henrique descontaram para o time da casa, ambos de pênalti.
- Sport 0x1 Vasco – Ilha do Retiro – Brasileirão de 1989
O jogo estava empatado em 0 a 0 até os 42 minutos do segundo tempo, quando Tato aproveitou contra-ataque do Vasco para marcar e dar a vitória aos cariocas. A derrota custou ao Sport a vaga na segunda fase do Brasileirão e a queda para a Série B de 1990. Naquele ano, o Vasco conquistou seu segundo título brasileiro ao vencer o São Paulo na final.
- Sport 2×5 Vasco – Ilha do Retiro – Brasileirão de 1993
Esta foi a maior goleada do Vasco sobre o Sport como visitante em jogos oficiais. O Leão abriu o placar com Luis Carlos Carioca, mas o time visitante virou para 4 a 1 com gols de França, Yan, Valdir Bigode e Junior. Bizu chegou a diminuir para os pernambucanos, porém, o Vasco matou o jogo com Pimentel e eliminou o Sport do Brasileirão.
Há registro de outra goleada do Vasco no Recife, esta a maior da história do confronto. O time carioca aplicou 9 a 2 no Sport em amistoso disputado em 1946. Os gols do visitante foram marcados por Lelé (6), Santo Cristo, Jair Rosa Pinto e Djalma. Siduca e Zé Pequeno anotaram para o Leão.
- Sport 2×3 Vasco – Ilha do Retiro – Brasileirão de 1988
Em jogo válido pela última rodada da primeira fase do Brasileirão de 1988, o Vasco bateu o Sport no Recife por 3 a 2, vitória que rendeu ao time carioca a melhor campanha da primeira fase, ao lado de Fluminense e Internacional, com 27 pontos. O Vasco foi o líder do Grupo B.
Na segunda fase, o time carioca também alcançou a melhor campanha, com 27 pontos e líder do seu grupo. Do outro lado, o Sport foi líder do Grupo A, com 21 pontos. As duas equipes foram eliminadas nas quartas de final: o Vasco caiu para o Fluminense, e o Leão para o Bahia, que se tornou campeão.
No primeiro turno, Vasco e Sport ficaram no empate sem gols no Maracanã. As equipes se enfrentam em confronto direto pelo G4 no domingo (16), às 16h, na Ilha do Retiro, pela 35° rodada da Série B.