Nessa reta final da Série B de 2022 terá um “ar” de decisão na 35ª rodada. Isso porque dois confrontos influenciam diretamente no G4 da competição. Além disso, os duelos são contra times com histórico de Série A: Grêmio x Bahia e Sport x Vasco.
No entanto, nesse Domingo (16), 16h, na Ilha do Retiro, Vasco x Sport há muitas coisas em jogo, visto que os times estão na disputa diretamente pelo acesso, significando a garantia na Série A ou a água chegar no pescoço.
Apesar dos clubes como Sampaio Corrêa, Ituano, estejam na briga, o Sport hoje é o principal concorrente ao Time Carioca. Visto que a vitória no Domingo afastaria a equipe rubro negra da disputa. E em caso de derrota, o sinal de alerta do Cruzmaltino deve se ascender, até porque, o Leão alcançaria a equipe vascaína na tabela.
Entretanto, ambos os times têm usado um fator muito importante na Competição: mando de campo.
A equipe pernambucana na atual Série B, foram 17 partidas disputadas entre Ilha e Arena de Pernambuco, com doze vitórias, quatro empates e apenas uma derrota.
Enquanto o Vasco no seu retrospecto interrompeu uma sequência de oito jogos perdidos fora de casa, contra o Operário, em Ponta Grossa-PR.
Os possíveis cenários abaixo após os jogos de Domingo:
Vitória do Vasco
- A vitória na Ilha do Retiro não garantiria o Clube de volta a Série A, porém a três rodadas de acabar o Campeonato, o Vasco abriria seis pontos para o Sport e Sampaio Corrêa, podendo respirar na Competição visto que os dois próximos jogos são em São Januário.
- A diferença para o quinto colocado dependeria do Ituano, que enfrenta o Criciúma fora de casa. Porém, no pior cenário a equipe paulista venceria, mas haveria uma distância de quarto pontos, sendo que o time carioca tem duas vitórias a mais.
- Em caso de vitória, e dependendo do empate entre Bahia x Grêmio em Porto Alegre no mesmo horário, o Vasco conseguiria subir mais uma posição, ficando em segundo lugar, após a disputa das equipes de segundo e terceiro lugar respectivamente.
- Além disso, a vitória abre a possibilidade do time de Jorginho garantir o acesso na rodada seguinte, contra o Criciúma, no dia 22, em São Januário.
Empate na Ilha do Retiro
- Apesar do resultado não ser animador para a equipe, o Vasco ainda manteria seus três pontos de distância para o Sport e quatro para o Sampaio Corrêa, com duas rodadas em São Januário pela frente.
- No cenário de empate, torcer para o tropeço do Ituano contra o Criciúma seria essencial, visto que a equipe poderia diminuir para dois pontos de diferença se vencer.
- Continuaria na quarta colocação mesmo com resultados favoráveis em Porto Alegre, ou seja, não podendo alcançar Bahia ou Grêmio. Além disso, matematicamente seria impossível garantir o acesso na próxima rodada contra o Criciúma.
Derrota em Recife
- Mesmo com o resultado ruim para a equipe cruzmaltina, o Vasco não deixará o G4, pois o saldo de gols o separa do Sport, com uma diferença de 11 a 3. Ou seja, para assumir a quarta colocação, a equipe pernambucana teria de vencer por 5 a 0, o que torna uma goleada histórica.
- O Leão chegaria aos 55 pontos, igualando ao Vasco, e com o mesmo número de vitórias (15), colocando a equipe vascaína numa situação de risco, onde a derrota traria de volta a disputa Sampaio Corrêa e Ituano.
Por Estagiária Fábia Anselmo