A vitória do Sampaio Corrêa em São Januário frustrou quaisquer pretensões de acesso do Vasco com uma rodada de antecedência. Agora, a decisão fica para o próximo domingo, às 18h30, em Itu, interior de São Paulo.
O Cruzmaltino tem atualmente 59 pontos e caso empate, chega aos 60 e sobe sem depender de ninguém. Porém, em caso de vitória do Ituano, o Vasco ainda pode conseguir o acesso, mas terá que depender de uma combinação maluca de resultados: o Bahia perder para o CRB por uma diferença de 2 gols a mais do que a da eventual derrota do Vasco para o Ituano (por exemplo: se o Vasco perder para o Ituano por 1 a 0 e o Bahia perder para o CRB por 3 gols ou mais de diferença) e o Sport não vencer o Vila Nova ou que, pelo menos, não consiga tirar a diferença de saldo (hoje de 5 gols) em relação ao Vasco (por exemplo: se o Vasco perder por 1 a 0, o Sport não pode vencer por mais de 4 gols de diferença).
Porém, o Vasco pode subir antes mesmo do jogo deste domingo. Nesta quinta-feira (3/11), o STJD julgará os atos de violência no jogo Sport x Vasco, na Ilha do Retiro. Caso a justiça decida pela perda de pontos do clube pernambucano, o Vasco passa de 59 para 61 pontos e consegue a promoção automática, mesmo sem entrar em campo.
Por Luiz Nascimento