Apesar dos jogadores do Vasco estarem se concentrando para o jogo contra o Ituano no domingo, a 30 km do CT Moacyr Barbosa, no Centro do Rio de Janeiro, uma outra batalha deve ser travada nesta semana e pode garantir o acesso automático do Cruzmaltino para a Série A do Brasileiro.
Nesta quinta-feira (3/11), haverá o julgamento do Sport, que foi denunciado pelo STJD por causa dos atos de violência e invasão de campo por parte de alguns “torcedores” na partida contra o Vasco, no meio de outubro, na Ilha do Retiro. Os pernambucanos respondem aos artigos artigos 205, 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF.
O processo tem como sua auditora relatora, a advogada Adriene Silveira Hassen. Em jogo, está uma possível punição ao rubro-negro pernambucano, que por sua vez pode fazer uma sensível alteração na tabela final. A sessão começará às 14h, e terá transmissão do canal do jornalista Wellington Campos no Youtube. A questão gira em torno do artigo 205, parágrafo 1º do CBJD, que trata justamente de invasão de campo causada por torcedores de uma determinada entidade desportiva:
Art. 205. Impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma. PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e perda dos pontos em disputa a favor do adversário, na forma do regulamento.
§ 1º A entidade de prática desportiva fica sujeita às penas deste artigo se a suspensão da partida tiver sido comprovadamente causada ou provocada por sua torcida.
Ou seja: se for punido, o Sport será declarado perdedor por WO, pelo placar de 3×0 e com isso, o Vasco pula dos atuais 59 para 61 pontos, e assim, consegue automaticamente a promoção para a Série A, mesmo se perder para o Ituano no domingo.
Ceará x Cuiabá: caso similar, mas entendimento diferente
Anteontem (28/10), o mesmo STJD julgou um caso muito parecido: o do jogo Ceará x Cuiabá, pela Série A. Nesta partida, também houve invasão de campo. Muita gente disse que este julgamento seria um guia para o desta quinta-feira. Ao punir o Vozão, os auditores decidiram que o time cearense perderia seis mandos de campo e seria multado, porém, o Alvinegro de Porangabuçu não perdeu os pontos do jogo.
Durante o julgamento do artigo 205, os auditores chegaram ao entendimento de que os fatos ocorridos na Arena Castelão são diferentes e menos graves do que os ocorridos na Ilha do Retiro. Isso acabou abrindo uma brecha a favor do Vasco, que caso comprove que houve algum envolvimento por parte da diretoria do Sport, pode sim, conseguir os pontos da partida.
Independentemente do que houver na Rua da Ajuda, nº30, o Cruzmaltino precisará pelo menos empatar com o Ituano para conseguir o acesso à Série A de 2023. O Vasco também pode subir mesmo perdendo, desde que o Bahia perca por mais de 3 gols de diferença para o CRB e o Sport não goleie o Vila Nova por mais de 5 gols de diferença.
Por Luiz Nascimento