O Vasco enfrenta no próximo domingo a equipe do Ituano, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O jogo definirá qual dos dois times subirá para a primeira divisão.
Segundo os números, a equipe do Ituano é favorita para o duelo, tendo em vista que o time paulista venceu 8 dos últimos 10 jogos dentro de casa.
Ituano x Vasco: quem é favorito?
Já segundo os cálculos do departamento matemático da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Ituano tem 49,61% de chances de ganhar o jogo, contra somente 18,68 do Vasco. As chances do empate são de 31,71%.
+ Siga o Twitter do Papo na Colina!
O Vasco só depende dele mesmo para subir. Um simples empate ou vitória coloca o time carioca na elite do futebol brasileiro. O Ituano é obrigado a vencer a partida para conquistar o acesso.
O Vasco tem 52,8% de chances de subir para a elite, contra 49,6% do Ituano. O número do Vasco é maior por ter dois pontos a mais que o time de Itu.
Para Gilcione Nonato, professor do Departamento de Matemática da UFMG, as chances de acesso são praticamente as mesmas.
“As probabilidades de acesso do Ituano e Vasco são praticamente 50-50, que equivale a uma partida de cara ou coroa” — comenta Gilcione Nonato, matemático da UFMG.
Saiba data e horário do julgamento do Sport que pode colocar o Vasco na Série A
Apesar dos jogadores do Vasco estarem se concentrando para o jogo contra o Ituano no domingo, a 30 km do CT Moacyr Barbosa, no Centro do Rio de Janeiro, uma outra batalha deve ser travada nesta semana e pode garantir o acesso automático do Cruzmaltino para a Série A do Brasileiro.
Nesta quinta-feira (3/11), haverá o julgamento do Sport, que foi denunciado pelo STJD por causa dos atos de violência e invasão de campo por parte de alguns “torcedores” na partida contra o Vasco, no meio de outubro, na Ilha do Retiro. Os pernambucanos respondem aos artigos artigos 205, 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF.
O processo tem como sua auditora relatora, a advogada Adriene Silveira Hassen. Em jogo, está uma possível punição ao rubro-negro pernambucano, que por sua vez pode fazer uma sensível alteração na tabela final. A sessão começará às 14h, e terá transmissão do canal do jornalista Wellington Campos no Youtube. A questão gira em torno do artigo 205, parágrafo 1º do CBJD, que trata justamente de invasão de campo causada por torcedores de uma determinada entidade desportiva:
Art. 205. Impedir o prosseguimento de partida, prova ou equivalente que estiver disputando, por insuficiência numérica intencional de seus atletas ou por qualquer outra forma. PENA: multa, de R$ 100,00 (cem reais) a R$ 100.000,00 (cem mil reais), e perda dos pontos em disputa a favor do adversário, na forma do regulamento.
§ 1º A entidade de prática desportiva fica sujeita às penas deste artigo se a suspensão da partida tiver sido comprovadamente causada ou provocada por sua torcida.
Ou seja: se for punido, o Sport será declarado perdedor por WO, pelo placar de 3×0 e com isso, o Vasco pula dos atuais 59 para 61 pontos, e assim, consegue automaticamente a promoção para a Série A, mesmo se perder para o Ituano no domingo.