Erros começaram a surgir a partir da saída do treinador Zé Ricardo.
O Vasco tem no domingo (06/11) um dos jogos mais importantes dos últimos anos, vai a Itu enfrentar o Ituano pelo acesso ao brasileirão 2023. Dependendo só de si, mas em situação de risco iminente, se deu pelas escolhas erradas de treinadores. Um erro recorrente das péssimas campanhas nas últimas temporadas, que foi repetido novamente.
O Vasco começou o ano com Zé Ricardo, que apesar de muito criticado, deixou a equipe equilibrada, com defesa sólida e onde a equipe teve seu melhor momento na Série B. Porém o Zé recebeu proposta de um clube japonês e deixou a equipe na 10ª rodada, com 18 pontos, foi a derrocada. Para substituí-lo o Vasco foi atrás de um treinador que não tinha experiência profissional, Mauricio Souza. Mesmo com a contratação sendo bastante criticada por torcedores e jornalistas, o gerente de futebol Carlos Brazil bancou o treinador. Resultado, o método de jogo não encaixou, o Vasco perdeu a solidez defensiva e o treinador caiu em uma derrota para o até então lanterna Vila Nova.
Posteriormente, a direção teve um erro crucial, em situação confortável, bancou o auxiliar Emílio Faro e perdeu a oportunidade de trazer jogadores na janela. Por fim, Faro nunca demonstrou interesse em assumir o posto de treinador, mas se manteve por mais de 40 dias no cargo, a equipe regrediu, e fez apenas 10 pontos em 8 jogos. A derrota para o Brusque foi determinante para a contratação de Jorginho, que agora tenta salvar o Vasco.
Por Douglas Mattos