Mais um ano se encerra e com ele, os times estão renovando seus elencos. Com o Vasco, não é diferente. O clube já fechou com alguns reforços e está encaminhado com outros.
A estreia do Vasco na temporada 2023 será em 15 de janeiro, contra o Madureira, pelo Campeonato Carioca. No entanto, o elenco principal só deve entrar em campo na quarta rodada, contra a Portuguesa da Ilha, após uma série de amistosos nos Estados Unidos. Há, inclusive, a possibilidade do clássico Botafogo x Vasco, pela terceira rodada do Cariocão, ser realizado fora do Brasil, já que o Fogão também vai para a terra do Tio Sam.
Confira agora quem chegou, quem saiu e quem vai ficar no Vasco da Gama em 2023.
Quem chega no Vasco
Maurício Barbieri, técnico – o treinador chegou ao Vasco após se destacar no Bragantino.
Pedro Raul, atacante – primeiro jogador anunciado pelo Vasco, o centroavante de 26 anos, que se destacou pelo Goiás, assinou com o Cruzmaltino por 3 temporadas.
Patrick de Lucca, volante – O atleta de 22 anos veio do Bahia a custo zero e com status de revelação da Copa do Nordeste de 2022. Seu contrato vai até 2025.
Léo, zagueiro – O defensor, que também atua como lateral-direito, foi comprado junto ao São Paulo, clube pelo qual foi campeão paulista em 2021 e vice-campeão da Sul-Americana em 2022. Seu contrato também é válido por três temporadas.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News
Quem negocia com o Vasco
Luca Orellano – meia-atacante está praticamente certo no Vasco após o Cruzmaltino encaminhar a compra do seu passe junto ao Vélez, da Argentina. O jogador pode ser anunciado em breve.
Lucas Pitón, lateral – Lucas também foi comprado pelo Vasco e pode ser anunciado em qualquer momento pelo Clube.
Ivan, goleiro – Vasco mantém negociações com o Corinthians para tentar contratar o goleiro.
Quem sai do Vasco
Yuri Lara, volante – jogador não renovou com o Vasco e saiu do Cruzmaltino após se destacar na última Série B. Thiago Rodrigues tem futuro incerto.
Andrey Santos, volante – grande destaque da Série B deste ano, o jogador de 18 anos foi praticamente negociado com o Chelsea. Porém, há chances do garoto permanecer em São Januário até o final da atual temporada europeia: caso o jogador tenha problemas de visto de trabalho no Reino Unido, ele pode ser emprestado ao Cruzmaltino até julho.
Fintelman, goleiro – o atleta de 21 anos chegou a ser emprestado ao Bangu no começo do ano. Sem espaço, foi dispensado e acertou com o CSA, que foi rebaixado para a Série C do Brasileiro, para a próxima temporada.
Léo Matos, lateral-direito – o veterano de 36 anos não renovou seu contrato com o Vasco e está pensando em se aposentar. A diretoria da SAF lhe ofereceu um cargo de gestão, caso realmente o defensor pendure as chuteiras.
Vanderlei, goleiro – o veterano arqueiro de 38 anos atuou por empréstimo no Operário nesta temporada, mas não salvou o Fantasma da Série C. Dispensado pelo Vasco, irá defender o Vila Nova na próxima temporada.
Weverton, volante – revelado pelas categorias de base do Vasco, o volante de 23 anos acertou com o Jacobinense para a próxima temporada. Weverton estava sem atuar desde 2020.
Juninho, volante – foi emprestado ao Orlando City, mas jogará no time B, em 2023.
Alex Teixeira, meia-atacante – atualmente sem contrato, saiu do Vasco no final de novembro. O clube até quer renovar com o atleta, mas o meia também está na mira do Cruzeiro.
Bruno Nazário, meia – sem espaço no Vasco, foi emprestado ao Juventude na temporada 2022 e comprado pela Chapecoense para a temporada em que fará seu jubileu de ouro.
Matheus Ribeiro, lateral-direito – reserva do Avaí, foi comprado pelo Cruzmaltino no meio da temporada, para suprir a ausência de Gabriel Dias. Muito criticado, não renovou e fechou com o CRB para a temporada de 2023.
Quem volta para o Vasco
Matías Galarza, volante – o paraguaio pode permanecer no Vasco após passar uma temporada apagada no Coritiba.
Vinícius Paiva, atacante – o jovem de 21 anos voltou a São Januário após se destacar na incrível arrancada do Ituano no segundo turno da Série B.
Quem fica no Vasco
Goleiros
Alexander, Patrick, Cadu e Halls – os três permanecem em São Januário para a próxima temporada. Os dois mais velhos (Halls e Alexander) renovaram seus contratos e inclusive participaram do jogo-treino contra o Porto Real, na sexta-feira. Os dois mais novos vão integrar o elenco da Copinha 2023.
Zagueiros e laterais
Anderson Conceição – o zagueiro ativou uma cláusula que estendia seu contrato em caso de acesso e deve ficar na próxima temporada.
Pimentel – o jovem de 19 anos foi integrado ao grupo que irá jogar a Copa São Paulo de Juniores
Matheus Miranda – após dois anos suspenso por doping, o atleta voltou a jogar na reta final da Série B. Seu contrato foi renovado até 2023, enquanto o defensor ainda cumpria suspensão por doping.
Paulo Victor – seu contrato de empréstimo com o Internacional vai até junho
Gabriel Dias – contratado junto ao Cruzeiro no começo do ano, seu contrato vai até o final de 2023.
Ulisses – o beque de 23 anos tem contrato até 2024.
Riquelme – o contrato do lateral, que atualmente está se recuperando de lesão, vai até 2025.
Meias
Zé Gabriel – o volante tem contrato até o final de 2023, no entanto, deve ser emprestado.
Carlos Palacios – o chileno tem contrato até abril de 2025.
Nenê – o veterano de 41 anos renovou com o Vasco.
Laranjeira – o meia de 22 anos tem contrato até o final de 2023.
Atacantes
Erick – seu contrato de empréstimo com o Ypiranga de Erechim vai até maio.
Eguinaldo – comprado junto ao Artsul, o centroavante tem contrato até 2027
Zé Vitor (Zé Santos) – o camisa 98 tem contrato até o final do Campeonato Carioca de 2023.
Figueiredo e Gabriel Pec – os pontas tiveram recentemente seus contratos renovados até 2025.
Lucas Oliveira – contratado após se destacar pelo Bangu, o atacante tem contrato até o final do Cariocão 2023.
Erick Marcus – recentemente integrado aos profissionais, Erick Tigrão, como também é conhecido, tem contrato até setembro de 2023.
Rayan Victor – a mais nova e badalada revelação do Vasco, o atacante assinou o seu primeiro contrato profissional nesta semana.
Por Luiz Nascimento