O pequeno Théo, de três anos, fez sua última sessão de quimioterapia nesta sexta-feira(13) e venceu a batalha contra a Leucemia. O cruzmaltino viralizou nas redes sociais após aparecer na transmissão de Vasco x Sport, que ocorreu ano passado no Maracanã, com um cartaz escrito “Que hoje o Vascão vença, assim como eu estou vencendo a leucemia todos os dias”.
Nas redes sociais, Théo, sorridente, avisa: Chegou o dia da última quimioterapia. Em entrevista ao Papo na Colina, Yago Deslandes, pai de Théo, compartilhou um pouco deste momento. Segundo ele, Théo já não precisará passar por nenhum tratamento quimioterápico.
“Ele tem uma consulta na segunda-feira, onde realizará um exame de sangue, mas, sem dúvida nenhuma, ele está curado. Hoje foi a última quimioterapia e ele já não precisará tomar nenhum remédio quimioterápico. Por isso estamos comemorando bastante, porque a gente venceu ”, disse Yago.
Théo foi diagnosticado com leucemia linfoide aguda quando tinha apenas um ano e nove meses. O pai conta que, durante uma boa parte do tratamento, ele precisou ficar recluso e, por isso, necessitava de muitos cuidados no cotidiano.
“A leucemia é uma doença traiçoeira e a gente tinha que ter todo um cuidado com ele. O Théo começou a ter uma rotina de criança – de poder ir no shopping, parquinho – justamente na época do jogo entre Vasco e Sport, mas sempre com muito cuidado. Sempre tudo foi feito com autorização médica.”
+ Théo Baby, que viralizou com cartaz em jogo do Vasco, vence a Leucemia
O Vascaíno mirim viralizou nas redes sociais durante a partida entre Vasco e Sport no Maracanã, válida pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Durante a transmissão, Théo e Yago apareceram na arquibancada segurando um cartaz escrito: “Que hoje o Vascão vença, assim como eu estou vencendo a leucemia todos os dias”. Renata Silveira, que narrava o jogo pela TV Globo, deu destaque a Théo e o assunto rapidamente ganhou popularidade entre os internautas. Yago destaca que a ideia surgiu a fim de chamar atenção para a causa.
“A ideia surgiu em cima da hora, foi elaborada por mim e quem escreveu o cartaz foi a minha esposa. Não era nem pra chamar atenção para ele, mas para uma campanha que não tem tanto engajamento como deveria, que é a doação de medula óssea e sangue. É uma frase que muita gente acha clichê, mas não é: doar sangue e medula salva uma vida. […] O Théo recebeu diversas bolsas de sangue e a gente sabe perfeitamente que isso é importante.”, destacou.
+ Reforço do Vasco faz chover nos treinos e encanta Barbieri e Abel Braga
Com tamanha repercussão, Théo passou a ter vários seguidores que acompanharam a evolução de seu tratamento, e chegou a ser convidado pelo Departamento de Marketing do Vasco e um patrocinador do clube para conhecer São Januário.
“A gente não esperava que o cartaz fosse viralizar. Torcidas de vários times compartilharam e mandaram mensagens. Nunca é só futebol. […] Fomos chamados para ir na VascoTV contar a nossa história e também surgiu o convite da Hebron e do Marketing do Vasco para uma campanha de dia dos pais. […] Conhecemos o vestiário e cada cantinho de São Januário, joguei bola com meu filho. Ele não queria sair do vestiário (risos). Foi algo inexplicável. Hoje foi o melhor dia da minha vida. O segundo eu posso dizer, com certeza, que foi o dia dos pais do ano passado.”
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
RETORNO A SÃO JANUÁRIO E NOVO CARTAZ
Yago já faz planos para voltar à colina histórica e deu o recado: Théo é pé quente. O Vasco não perdeu nenhum jogo em que os dois estiveram presentes. Eles também planejam levar um novo cartaz, desta vez anunciando que Théo venceu.
“Quando fui na VascoTV eu disse que teria dois motivos para comemorar: a subida de divisão e a cura do Théo. Agora é curtir o momento. Ele se ‘amarra’ em ir pra São Januário – e agora ele vai poder, de fato, né? Sem restrições, ele vai poder curtir melhor. Eu tenho a certeza que com ele sempre será uma experiência maravilhosa. […] Sobre o cartaz, nada mais bacana do que as pessoas saberem o desfecho da história, então eu quero sim ter a oportunidade de levar um novo cartaz.”, comentou Yago, pai de Théo.
Questionado sobre a mensagem que ele gostaria de passar, Yago falou sobre ‘crer’.
“Para todas as pessoas que estão passando por momentos difíceis: creia. Creia porque toda fase ruim não perdura para sempre.”
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
A IMPORTÂNCIA DE DOAR SANGUE E MEDULA ÓSSEA
Por conta da Leucemia ou pela ação da quimioterapia, o paciente deixa de produzir células normais do sangue e, por isso, apresenta anemia grave e diminuição de contagem de plaquetas. Já o transplante de medula tem o objetivo de reconstruir as funções da medula óssea da pessoa doente através das células normais retiradas da medula saudável de um doador e, por isso, pode ser a única esperança em alguns casos. Para ser doador, tanto de sangue como de medula, basta procurar o hemocentro mais próximo para se cadastrar. No caso da medula, o doador precisa ter entre 18 e 55 anos.
Por Raphael Lacerda