Não é de hoje que o Vasco busca o diálogo com o Governo do Rio de Janeiro com desejo de participar da licitação do Maracanã. Atuais gestores, Fla-Flu tem privilégios para permanecer, e ficou claro nas falas do governador Cláudio Castro em vídeo recente- O Maracanã deve ser administrado pelos clubes de futebol e não simplesmente por empresas. A vocação do maior do mundo é para o futebol. Quem faz o espetáculo são os clubes. Portanto, é dessa premissa que nasce a minha certeza de que o melhor para o Maracanã é ter clubes de futebol à frente da sua gestão. O processo de concessão deverá ser o mais transparente possível, já que estamos falando de um patrimônio de valor afetivo para o nosso povo e o nosso país. – Disse o governador.
+ Juan Arciniegas fala sobre a viagem do Vasco e reunião envolvendo outros clubes da 777
Vídeo foi feito em resposta a uma publicação do colunista Lauro Jardim, do Globo, no qual ele diz que Claudio Castro soltou a seguinte aspas para 777 Partners em reunião
- Aqui é Brasil, ninguém pode te dar qualquer garantia.
Nota inflamou a polêmica entre as partes e o governador citar conhecidos da política presente, incluindo o dirigente do Vasco Carlos Osorio: É muito triste saber que à mesa estavam sentados pessoas que eu prezo e gosto, como o ex-deputado estadual e, hoje, dirigente do Vasco da Gama, Carlos Roberto Osório, assim como o deputado estadual Chiquinho da Mangueira, os quais não tiveram a coragem de desmentir essa nota plantada de forma covarde.
Osório que inclusive enviou nota a Uol explicando o contexto da declaração do governador: – Com relação à nota publicada na sexta-feira na coluna de Lauro Jardim, eu gostaria de esclarecer que estive presente na reunião do Vasco com o Governador Claudio Castro no último dia 12/12/22. Acho importante contextualizar a situação. O tema principal da reunião era a Concessão do Maracanã. O Governador falava sobre a dificuldade dos ritos do sistema público brasileiro e por isso afirmou não poder dar garantias de datas para a conclusão da licitação, que foi suspensa pelo TCE – Explicou o dirigente cruzmaltino.
VASCO X MARACANÃ
Após a concretização do Vasco SAF, a empresa 777 Partners demonstrou interesse na licitação do Maracanã, pensando até mesmo na reforma de São Januário.
Em Outubro de 2022, o Vasco fez parceria com a 777, WTorres e Legends montaram o Consórcio Maracanã Para Todos, que propõe que todas associações pagarão exatamente o mesmo valor de aluguel sem priorizar ou beneficiar o administrador do estádio, como ocorre hoje.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
Porém os bastidores começaram a esquentar em novembro, quando o Vasco contestou a extensão provisória do contrato para dupla Fla-Flu, sem obter respostas, já que havia demonstrado intenção em participar da licitação. O Vasco corre e segue esperando e não vai medir esforços para participar da licitação do Maracanã.
O Vasco também quer sediar o clássico contra o Botafogo, que foi remarcado para o dia 16 de fevereiro, às 20h30 no estádio, e mostra-se otimista sobre o assunto, já que Flamengo e Fluminense não jogarão nesta data. Em caso de negativa, Vasco deverá recorrer à justiça.
Por: Douglas Mattos