• Home
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Notícias do Vasco
  • Vai e Vem do Vasco
  • Contato
Papo na Colina - Notícias do Vasco da Gama
  • Home
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Notícias do Vasco
  • Vai e Vem do Vasco
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Notícias do Vasco
  • Vai e Vem do Vasco
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Papo na Colina - Notícias do Vasco da Gama
Nenhum resultado
Ver todos os resultados

GUIA DA POLÍTICA: Como é a estrutura do Club de Regatas Vasco da Gama?

Redação Por Redação
24 de novembro de 2020
Em Notícias do Vasco
0
GUIA DA POLÍTICA: Como é a estrutura do Club de Regatas Vasco da Gama?
0
Compartilhamentos
74
Visualizações
Share on FacebookShare on Twitter

 O Vasco é um dos clubes com a vida política mais conturbada, e as rusgas internas são terreno fértil para inúmeras manchetes durante todo o ano citando Beneméritos, vice-presidentes, Conselho Deliberativo, AGO, AGE etc. 

Por André Corrêa

 
Foto: Site oficial do Vasco


 Nas redes sociais são inúmeros os vascaínos perdidos ao lerem esses termos, demonstrando, inclusive, muita confusão ao comentarem sobre algumas questões, simplesmente por desconhecimento da estruturação interna do Club.
A estrutura política do Vasco está estabelecida no famoso estatuto do Club; são sete capítulos dedicados ao tema:

VII –
DOS PODERES

VIII –
DA ASSEMBLÉIA GERAL

IX – DO
CONSELHO DELIBERATIVO

X – DO
CONSELHO DE BENEMÉRITOS

XI – DO
CONSELHO FISCAL

XII –
DA DIRETORIA ADMINISTRATIVA

XIII – DOS
VICE-PRESIDENTES ADMINISTRATIVOS

 

Conforme versa o Estatuto, o Vasco possui 5 poderes, os quais exercem funções específicas: Assembleia Geral, Conselho Deliberativo, Conselho de Beneméritos, Conselho Fiscal e Diretoria Administrativa.

Cada um dos poderes possui um Presidente e Vice-Presidente (com exceção da Diretoria Administrativa, que possui dois Vice-Presidentes – 1º e 2º). Esses Presidentes e Vice-Presidentes, além de (no mínimo) a metade dos membros do Conselho Deliberativo e do Conselho fiscal chegam ao cargo de maneira eletiva, isto é, através de votação.

 

É Importante lembrar que esses cargos não são remunerados.


ASSEMBLEIA GERAL

 

A função da Assembleia Geral é, basicamente, garantir a realização das eleições. O presidente deste poder tem a função de atuar como “juiz” do processo eleitoral, devendo tomar todas as medidas para garantir a realização do pleito, seguindo as normas do Estatuto. Em até um ano antes da formação da Junta Deliberativa, deve ocorrer a eleição da Presidência da Assembleia Geral e de, pelo menos, metade dos Membros do Conselho Deliberativo.

O Estatuto do Club tende à ser bem específico quanto algumas datas e períodos. O documento versa que, na segunda quinzena de agosto do ano das eleições, os presidentes da Assembleia Geral, do Conselho de Beneméritos, do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal deverão se reunir para formar a Junta Deliberativa, com a finalidade de revisar e apurar o número total de sócios elegíveis e apresentar o número de Conselheiros a serem eleitos. Atingidos estes objetivos, o Presidente da Assembleia Geral deve, imediatamente, determinar a data da realização a eleição.

No dia da eleição, formarão a Mesa Diretora dos trabalhos o Presidente e o Vice-Presidente da Assembleia Geral, juntamente com os Presidentes e Vices da Assembleia Geral, dos Conselhos de Beneméritos e Deliberativo, e mais dois Secretários escolhidos pelo Presidente da Assembleia Geral.

 

Foto: Paulo Fernandes / Vasco


Presidente da Assembleia Geral: Faues Cherene Jassus
(Mussa)

 

CONSELHO DELIBERATIVO

 

O Conselho Deliberativo é o Poder Legislativo e de orientação do Vasco. Reúne-se ordinariamente: na segunda quinzena de dezembro para conhecer, discutir e votar a proposta orçamentária anual, apresentada pela Presidência do Clube; na primeira quinzena de janeiro para tomar as contas e julgar o relatório do Presidente do Clube, além do Parecer do Conselho Fiscal (a cada 3 anos); e na segunda quinzena de janeiro para eleger a Mesa Diretora (Presidente, Vice-Presidente e Secretários do Conselho Deliberativo; além de Presidente, Vice-Presidentes e membros do Conselho Fiscal). Pode reunir-se ainda, extraordinariamente quando seu Presidente julgar necessário, ou por solicitação de Presidente de qualquer um dos poderes, ou por 1/4 dos conselheiros.

Além destas, o Conselho possui outras atribuições, como: Reformar o estatuto, autorizar empréstimo, cassar mandato de seus membros, eleger Presidente e Vice da Assembleia Geral se houver vacância dos cargos, solicitar convocação de Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para preenchimento de vagas do Conselho, conceder títulos de Sócios Beneméritos, dentre outras.

O poder é formado por 300 conselheiros sendo, pelo menos, 150 (50%) membros eleitos e 150 membros natos. Os nomes dos membros eleitos do Conselho Deliberativo (bem como da Assembleia Geral) são indicados pelo Presidente da Diretoria Administrativa em até 30 dias antes da realização da Assembleia Geral. Quando lemos que “o presidente indicará 150 conselheiros”, este é o ponto abordado.

Com algumas exceções especiais que exigem maior adimplência, o conselho pode iniciar seus trabalhos com a presença de metade + 1 de seus membros (151), decidido por maioria dos votos. Todavia, não pode deliberar com quórum inferior a 50 conselheiros.

 

 

Foto: Reprodução / Internet

Presidente do Conselho
Deliberativo:

Roberto Monteiro Soares

Vice-Presidente:
Sergio Tavares Romay

1º
Secretário: Rogério Peres Fernandes

2º
Secretário: Anídio Barreira Duarte

 

CONSELHO DE BENEMÉRITOS

O Conselho de Beneméritos constitui-se como Poder Moderador do Vasco, composto por Grandes Beneméritos e Beneméritos, podendo ser integrado, ainda, pelos Presidentes da Assembleia Geral, do Conselho Deliberativo, do Conselho Fiscal e da Diretoria Administrativa.

Reúne-se ordinariamente por convocação do seu Presidente quando este julgar necessário, ou por solicitação do Presidente do Clube; e extraordinariamente por solicitação de qualquer outro Poder. Pode funcionar com 1/3 dos seus membros, sendo necessário, para deliberar, quórum mínimo de 20. Nas reuniões, é obrigatória a presença do Presidente do Clube.

Compete ao Conselho de Beneméritos, dentre outras coisas: outorgar títulos de Grande Benemérito, sugerir e acompanhar iniciativas da Diretoria Administrativa julgadas de alto interessa para a vida do Clube, opinar sobre a revisão dos preços dos títulos de Sócio Proprietário.

O Presidente e o Vice-Presidente do Conselho de Beneméritos são eleitos, dentre seus membros, a cada três anos, na segunda quinzena de janeiro. A presidência não pode ser exercida cumulativamente pelo Presidente da Assembleia Geral do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal ou Diretoria Administrativa.


            Opinião do autor:
Na prática, vejo que o Conselho de Beneméritos tem como objetivo manter viva e
ativa a história política Vasco. Dando poderes aos sócios que por décadas prestaram
serviços ao Club, fortalece-se a tradição e dificulta que pessoas que
historicamente nunca foram ligadas ao Vasco sejam inseridas no Club, todavia, é
algo que tende a dificultar também grandes mudanças dentro do Vasco; utilizando
o discurso de Eurico Miranda, impediria que “aventureiros tomem o Vasco de
assalto”.

 

 

Foto: Reprodução / Internet

Presidente do Conselho de
Beneméritos:

Silvio Aquiles Hildebrando Godoi

Vice-Presidente:
José Luis da Silva Moreira

Secretário:
José Carlos de Araujo Lima Carvalho

 

CONELHO FISCAL


O Conselho Fiscal é o poder Fiscalizador da administração financeira, ou seja, do orçamento anual do Vasco. É composto por 3 membros efetivos e seus respectivos suplentes, todos com mandato de 3 anos. Reúne-se ordinariamente, no mínimo, uma vez por semana e, extraordinariamente mediante requerimento de pelo menos 200 sócios elegíveis para o Conselho Deliberativo. O Conselho se reúne e de libera com no mínimo 2 de seus membros.

Curiosidade: O estatuto veda o nepotismo no Conselho Fiscal; versa o documento: “não poderá ser membro do Conselho Fiscal, o ascendente, descendente, cônjuge, irmão, padrasto ou o enteado do Presidente do Clube”.

Dentre outras competências, cabe ao Conselho Fiscal: examinar balancetes, apresentar parecer anual sobre o movimento financeiro, opinar sobre a cobertura de créditos adicionais ao orçamento, dar parecer sobre o projeto de orçamento, denunciar erros administrativos, convocar Assembleia Geral ou Conselho deliberativo quando houver motivo grave ou urgente. 

 

Foto: Paulo Fernandes / Vascobr

Presidente do Conselho Fiscal: Edmilson José
Valentim dos Santos

Membro:
Rafael Landa Montenegro Nuno

Membro:
Otto Alves de Carvalho Junior

 

DIRETORIA ADMINISTRATIVA

A Diretoria Administrativa é o Poder Executivo do Vasco. É composto por 17 membros com mandato de 3 anos. O Presidente do Clube exerce suas funções com a cooperação de Vice-Presidentes eleitos e também de Vice-Presidentes Administrativos de livre escolha. A Diretoria reúne-se ordinariamente, por convocação do Presidente, duas vezes ao mês.

Cabe à Diretoria Administrativa, dentre outras coisas: seguir diretrizes pré-estabelecidas para o fiel cumprimento dos objetivos sociais e desportivos, pôr em prática medidas e planos úteis à expansão e progresso do Clube, prover e resguardar o material, zelar pela ordem social, exercer controle ativo e permanente sobre a vida econômica e financeira, preservar as tradições do Clube.

São competências do Presidente do Clube, dentre outras: exercer autoridade suprema e assumir responsabilidade máxima na administração e orientação do Clube, escolher seus colaboradores administrativos e empossa-los. Escolher oportunamente a comissão de elaboração do orçamento, autorizar despesas ordinárias e respectivos pagamentos, apresentar ao Conselho Deliberativo o relatório anual da sua administração, adotar meios que possibilitem aos atletas profissionais do Clube a continuação dos seus estudos, contratar atletas profissionais, cumprir e fazer o Estatuto o Regimento Interno e os Regulamentos.

Atos e medidas não privativos do Presidente são distribuídos em departamentos (Jurídico, Médico, Comunicações, Patrimônio, Social, de Futebol etc). Estes departamentos ficam a cargo dos Vice-Presidentes Administrativos.

 

  

Foto: Rafael Ribeiro / Vasco

Presidente da Diretoria
Administrativa:

Alexandre Campello da Silveira

1º
Vice-Presidente: Elói Ferreira de Araújo

2º
Vice-Presidente: Sonia Maria Andrade dos Santos

Tags: especiaisPolítica do Vasco
Publicação anterior

Mulher de Leandro Castán destaca recuperação rápida do marido e brinca: “Covid bem assim até eu queria”

Próxima publicação

Em carta aberta aos torcedores do Vasco, Alexandre Campello dispara: ”Os vermes estão à espreita”

Próxima publicação
Em carta aberta aos torcedores do Vasco, Alexandre Campello dispara: ”Os vermes estão à espreita”

Em carta aberta aos torcedores do Vasco, Alexandre Campello dispara: ''Os vermes estão à espreita''

Por favor acesse para participar da discussão

Mais vistos

  • Vasco

    Vasco libera artilheiro e surpreende torcida: “22 GOLS NÃO BASTARAM”

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • “EXIGÊNCIA NA MESA”: Jogador do Vasco faz pedido financeiro para renovar e virar a “solução” de Diniz

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • “FIM DA LINHA”: Vasco bate o martelo e define saída de jogador com 95 jogos

    0 compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0

Mercado da Bola 🔥

Vasco confirma renovação de jogador por mais dois anos

Vasco confirma renovação de jogador por mais dois anos

4 de dezembro de 2025
Diniz ‘fecha a porta’, e joia da base deve sair do Vasco após nova frustração

Diniz ‘fecha a porta’, e joia da base deve sair do Vasco após nova frustração

4 de dezembro de 2025
Papo na Colina - Notícias do Vasco da Gama

Somos um site destinado a compartilhar notícias do Club de Regatas Vasco da Gama. Não temos nenhum vínculo com o clube.

Acompanhe-nos

Publicações recentes

Rafael Paiva diz “não” ao Volta Redonda e relembra passagem “mágica” pelo Vasco

Rafael Paiva diz “não” ao Volta Redonda e relembra passagem “mágica” pelo Vasco

4 de dezembro de 2025
Vasco confirma renovação de jogador por mais dois anos

Vasco confirma renovação de jogador por mais dois anos

4 de dezembro de 2025
  • Quem Somos
  • Contato
  • Política de Privacidade

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

TESTE
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Quem Somos
  • Política de Privacidade
  • Notícias do Vasco
  • Vai e Vem do Vasco
  • Contato

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação.