O Vasco vem passando por um momento de transição. Após muitos anos de má gestão e falta de profissionalismo dentro do clube, o clube vem experimentando seu primeiro ano como SAF, e as melhoras, pelo menos no desempenho dentro de campo e nos investimentos, são notáveis. Apesar das eliminações no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil, o clube aparenta cada vez mais trilhar um caminho no que diz respeito a desempenho dentro de campo e formação de elenco.
Existem muitos pontos a se destacar nesse início de temporada do Vasco da Gama. Apesar de ter algumas escolhas questionadas pelos torcedores nesse início de temporada, o treinador Maurício Barbieri vem, inegavelmente, impondo um estilo de jogo ofensivo para o Cruzmaltino. A equipe busca propor jogo, independente de ter a posse de bola ou não, vem criando muito com o avanço de seus laterais, Puma Rodríguez e Lucas Piton, e utiliza muito o seu centroavante, Pedro Raul, que apesar de não viver boa relação com a torcida, é muito importante para o esquema da equipe.
Com esse desempenho satisfatório nos gramados, o Vasco conseguiu competir com seus principais rivais de uma forma que não conseguia há algum tempo. Na fase de grupos do Campeonato Carioca, o Cruzmaltino ganhou do Botafogo e do Flamengo apresentando um bom futebol. Também perdeu para o Fluminense, mas fez uma grande partida. Já nas semifinais contra o Flamengo, apesar de perder por 6×3 no agregado, os jogos foram muito abertos e um desfecho diferente seria completamente aceitável, levando em consideração o que foram as partidas de ida e volta. Algumas posições do elenco ainda são carentes e a falta de material humano pode expor algumas limitações da equipe, mas no geral, o trabalho vem sendo bem feito. A diretoria busca cerca de 5 reforços até o início do Campeonato Brasileiro.
Entretanto, nem tudo são flores. O Vasco também tem pontos a melhorar para conseguir chegar ao próximo nível dentro dos gramados. Um dos problemas da equipe nesse início de temporada foi a quantidade de erros individuais cometidos. Principalmente nas semifinais contra o Flamengo, a defesa do Cruzmaltino cometeu falhas que resultaram em gols e chances perigosas do adversário. Além desse problema defensivo, o ataque, que cria bastante, vem perdendo inúmeras chances jogo após jogo. O centroavante da equipe, Pedro Raul, vem recebendo muitas críticas do torcedor por não aproveitar grande parte das chances que vem recebendo durante as partidas. Reforços para o ataque são necessários e, apesar do time titular já estar em grande parte definido, o banco de reservas é composto majoritariamente por garotos da base, e reforços são necessários para garantir que os substitutos estejam a altura dos titulares, sem dar grandes responsabilidades aos crias da colina.
+ Tem vaga? Zagueiro Lucas Veríssimo quer voltar ao Brasil
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News