O Vasco da Gama deu início a um processo de renovação do gramado de São Januário, que hoje receberá o amistoso entre Vasco x Athletic, às 19h, em preparação para o Campeonato Brasileiro. Já no amistoso, que será transmitido pela VascoTV, será possível observar mudanças na grama do estádio, como o corte vertical adotado pelo clube.
O Vasco contratou Maristela Kuhn, engenheira agrônoma, para assumir o papel de consultora de gramados. A intenção do clube é preservar o gramado durante toda a sequência do Campeonato Brasileiro. Maristela já está atuando, tanto em São Januário quanto no CT, e falou sobre esses processos:
– Nós estamos avaliando, tanto no CT quanto no estádio, o desempenho dos campos para segurança do atleta, tração e compactação do gramado para ver se está seguro para não oferecer nenhum risco ao atleta. Além disso, o clube está fazendo um planejamento de curto, médio e longo prazo para obter uma melhoria em todas as estruturas de campo do clube.
O processo de melhora do campo passa por etapas. O Vasco retirou o trecho de palha presente logo abaixo do gramado, que geralmente retém água e torna o campo mais lento e mais difícil de jogar. Isso pode estressar o gramado e é normal aparecerem manchas amarelas na região. Logo após, será realizada uma cobertura de areia e processos de adubação, para que o campo ganhe em qualidade. Igor Borges, head de operações do Vasco, frisou a importância do gramado pro futebol do clube:
– A ideia é buscar especialistas e conhecimento técnico e científico para garantir um campo de jogo mais rápido, seguro para os atletas e que nos ajude a ter um jogo bonito. É um pacotinho de renovação onde, nos momentos da temporada em que tem um pouco mais de disponibilidade do gramado, você entra e faz isso pra melhorar a qualidade.
+ Santos recusa propostas milionárias de Vasco e Inter e decide emprestar Zanocelo
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.