A SAF é um novo modelo de negócios entre os clubes no Brasil e vem tendo a sua “primeira grande temporada” no país, com grandes clubes na elite do futebol e atraindo a atenção dos torcedores. Porém, o início de ano do clubes que adotaram esse modelo vem sendo muito conturbado, como é o exemplo de Vasco, Botafogo e Cruzeiro.
O Vasco da Gama, da 777 Partners, começou muito bem o ano. Maurício Barbieri conseguiu dar uma cara para a equipe, os jogadores vinham se destacando e os resultado estavam aparecendo, além claro do desempenho satisfatório que empolgava a torcida. Porém, o primeiro grande momento crítico da temporada veio após a eliminação para o ABC, na Copa do Brasil. O Cruzmaltino perdeu para a equipe do Rio Grande do Norte nos pênaltis, e todo o planejamento da temporada, esportivo e financeiro, foi prejudicado. Nesta partida, a principal contratação do Vasco na temporada, Pedro Raul, perdeu o pênalti decisivo que poderia confirmar a vaga do Vasco na próxima fase da competição, e por isso vem sendo muito criticado pela torcida nos últimos jogos.
Após esse acontecimento, o time caiu muito de produção. Foram jogos ruins da equipe, inclusive sendo eliminado para o Flamengo nas semifinais do Campeonato Carioca. Recentemente, o clube marcou um amistoso contra o Athletic-MG para se preparar para a disputa do Campeonato Brasileiro, mas perdeu por 2×0 e revoltou a torcida, que vem pedindo reforços para a diretoria do clube.
Já a SAF do Botafogo, comandada por John Textor, vem encontrando oscilações nesse início de temporada. Após terminar 2022 em boa fase, o Alvinegro começou 2023 com polêmicas. A venda de Jeffinho para o Lyon, também clube de Textor, gerou muita discussão entre os torcedores e acalorou um começo de ano já abaixo do time, que viria posteriormente a ser eliminado da disputa pelo título do Campeonato Carioca, não se classificando nem para o mata-mata do torneio. Na Copa do Brasil, o Alvinegro se classificou para a terceira fase, mas no sufoco. Durante o confronto da primeira fase, contra o Sergipe, o Botafogo só não foi eliminado graças a um gol de Adryelson no último minuto, evitando um vexame histórico para o Sergipe. O clube agora volta suas atenções para reforços nessa janela de transferências e na conquista da Taça Rio, que pode lhe garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2024.
O Cruzeiro talvez seja, dentre os três clubes, o que vem passando por mais momentos de turbulência. Entre contratações questionáveis entre a torcida e um mau desempenho dentro do campo, o Cruzeiro já foi eliminado do Campeonato Mineiro e vem tendo um início de ano que não condiz com a expectativa do torcedor, após ser campeão da Série B de 2022. Inclusive, o técnico campeão daquela campanha, Paulo Pezzolano, saiu do clube no final de março e seu sucessor já foi contratado, o treinador português Pepa. Ronaldo Fenômeno, dono da SAF do Cruzeiro, rebateu as críticas, se mostrou triste com algumas manifestações da torcida e disse:
– Hoje foi um dia muito triste pra mim. Não só pelo resultado em campo, mas pelas reações de parte da torcida e imprensa. Nunca é demais lembrar a situação que encontrei o Cruzeiro e o processo doloroso que estamos passando. Tiramos o clube da UTI e já falei que vamos tirar do hospital.
A expectativa das SAF’s nesses três clubes é grande, e um dos maiores desafios dos gestores é lidar com o ânimo das torcidas, que querem resultado de imediato. Os três clubes venderam o seu futebol após passarem por momentos críticos e o processo de mudança pode ser demorado, mas a expectativa é de profissionalismo dentro dessas 3 instituições históricas do futebol brasileiro.
+ Torcedores do Vasco ficam revoltados após derrota: “Sassá é melhor que Pedro Raul”
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News