O Vasco tem planos ambiciosos para voltar a disputar a Liga Nacional de Futsal (LNF) em 2024. O clube desenvolveu um projeto e conseguiu, junto ao Governo do Rio de Janeiro, a aprovação da isenção fiscal via ICMS de R$3,3 milhões por ano para empresas que patrocinarem a equipe. O valor é considerado alto para a modalidade.
O projeto foi elaborado pelo conselheiro e candidato à presidência do Vasco, Eduardo Cassiano, e está em fase de captação de patrocínios. Já há conversas avançadas com pelo menos quatro empresas e o clube já se organiza para adquirir uma franquia e participar da Liga a partir da próxima temporada.
Cassiano se reuniu com o presidente Jorge Salgado e recebeu a autorização para tocar o projeto. O conselheiro também teve conversas com o vice-presidente de Esportes Olímpicos, Marcel Kaskus, que apontou as necessidades e as diretrizes para que o futsal vascaíno volte às suas glorias.
Já em 2024, o Cruzmaltino planeja contratar jogadores que atuam na Seleção Brasileira para brigar pelo título da competição nacional. A ideia é que Vander Carioca, ex-jogador de futsal com passagem pelo próprio Vasco, seja o gestor do projeto, mas ainda não há nada definido.
Para ter a aprovação da isenção fiscal via ICMS, o Vasco negociou com o Governo do Rio de Janeiro com o apoio da Vieira Martins Empreendedorismo, empresa especializada em projetos esportivos de isenção fiscal. O projeto teve a aprovação do secretário estadual de Esportes e Lazer, Rafael Picciani, em março, e é válido para 2023 e 2024, com a possibilidade de renovação por mais um ano.
O clube de São Januário tem forte ligação com o futsal. Em 2000, com jogadores conhecidos, como Manoel Tobias, Índio e Schumacher, a equipe vascaína conquistou o título da Liga Nacional e da Taça Brasil. Até hoje, o Vasco é o único clube carioca da história a ser campeão da LNF.
Por Caio Maximiano, com informações do GE
+ Ex-jogador do Vasco pode voltar ao clube
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News