No final do ano passado, o Vasco da Gama reformulou o seu departamento de comercial e trouxe um reforço de peso. Trata-se de Caetano Marcelino, ex-gerente de direitos esportivos do Flamengo e atual diretor comercial da SAF do Vasco, comandada pela 777 Partners. O diretor é formado em Gestão Esportiva pela UniverCidade e pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC, além de vários cursos na área de marketing. No currículo, além do Flamengo, Caetano também acumula passagens pela Confederação Brasileira de Voleibol e pela AEG, uma das empresas que administram o Maracanã.
Desde que Caetano chegou, o trabalho vem sendo feito dentro do escritório. O Vasco necessitava organizar os processos internos, e esse foi o foco da gestão do novo diretor. A mudança do modelo associativo para SAF é árdua, e Caetano se refere a esses processos como “trocar o pneu com o carro andando.”
Apesar dessa declaração, Caetano não é muito de falar. O diretor ainda não concedeu entrevistas desde que entrou no clube, já que o trabalho no momento é interno, dentro do clube. A prioridade do departamento comercial é preparar o terreno para possíveis acordos comerciais futuros, e a expectativa é de que eles aconteçam em breve. Com uma equipe de 25 funcionários, o departamento vem sendo referência para outros clubes da própria 777 Partners, e reuniões são frequentes com diretores de outros clubes do grupo.
Mas nem tudo depende Caetano e seu departamento, Muito dos resultados financeiros relacionados ao meio comercial dependem de um sucesso dentro do campo, e a SAF do Vasco busca melhoras constantes nesse setor. Neste ano já foram investidos cerca de 100 milhões de reais no elenco, e o time chega ao Campeonato Brasileiro com um elenco em tese superior do que nos últimos anos em que participou da Série A. Esse investimento gerou respostas positivas no mercado, como por exemplo a renovação do contrato de patrocinador da PixBet, por um valor acima no mercado, e o convite para a pré-temporada nos Estados Unidos, que foi vista como um sucesso internamente. Caetano também garantiu que a melhora dos serviços prestados à torcida está na agenda do clube:
– A gente está melhorando essa prestação de serviços e dedicamos mais gente para a operação. O torcedor vai ter a percepção que o serviço está cada vez melhor. Vamos trocar a operação de bares, trocamos a tiqueteira, o nosso sócio-torcedor vai melhorar muito.
O clube também aguarda o fim do processo licitatório do Maracanã e busca assumir a gestão do estádio. Caetano e seu departamento conseguiu parceria com a Legends e WTorre, duas empresas referências em gestão de estádios de futebol. O clube, junto dessa empresas, quer o Maracanã para ter jogos com mais público e receita, podendo ser bastante lucrativo com o Maior do Mundo. Outro fator que estimula essa busca pelo Maracanã é uma possível reforma de São Januário, que está prevista para sair em breve.
+ Pumita Rodríguez surpreende torcedores do Vasco após declaração
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News