O início do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro não é nada bom. Depois da derrota contra o Santos por 1×0, o Cruzmaltino chegou ao 5° jogo sem vitória na competição e atravessa uma fase terrível, atualmente ocupando a 16° colocação, próximo à zona de rebaixamento. A partida contra o Santos ocorreu em São Januário e marcou a 2° derrota em 2 jogos disputados no estádio durante a competição. Como mandante, o Vasco também disputou 1 jogo no Maracanã, contra o Palmeiras, mas também não conseguiu a vitória.
Existem alguns problemas que atingem o time de Maurício Barbieri nesse início de campanha no Campeonato Brasileiro e vem atrapalhando o rendimento da equipe em campo. Confira:
Falta de criação: O Vasco vem tendo problemas para propor o jogo nesse início de temporada. Os melhores resultados da equipe vieram em jogos que entrou em campo disposto a se defender e atacar no contra-ataque. Foi assim que saiu a única vitória do clube na competição, contra o Galo, e dois empate importantes contra times fortes, contra Palmeiras e Fluminense. Quando o time precisa dominar as ações ofensivas, a dificuldade vem sendo enorme. Isso pôde ser visto nas partidas contra Bahia, Coritiba e Santos, onde a equipe tentou controlar o jogo mas embarrou na falta de criação de jogas, abusando assim de cruzamentos e jogadas pouco eficazes.
Falhas defensivas: o Vasco também vem sofrendo com falhas de sua defesa nesse início de Campeonato Brasileiro. Em jogos contra Galo, Palmeiras, Bahia e Coritiba, o Cruzmaltino sofreu gols nos momentos finais do primeiro tempo que atrapalharam o restante da partida, em momentos de desconcentração da equipe. Falhas individuais também vem ocorrendo, como o erro na marcação de Pumita Rodríguez no gol do Santos, deixando Lucas Lima passar livre pelo setor direito do campo, cruzando para Deivid Washington completar para as redes.
Banco de reservas sem opções: O banco de reservas do Vasco da Gama é composto em sua maioria por garotos da base e, com a ausência de Andrey Santos e Marlon Gomes, que estão juntos à Seleção Brasileira Sub-20, o banco fica ainda mais escasso de opções experientes e que possam mudar o panorama do jogo. Alguns jogadores vem entrando bem quando acionados, como Luca Orellano e Erick Marcus, mas alguns setores são considerados carentes pela diretoria e pelo treinador da equipe, como o meio de campo, principalmente. O Vasco da Gama não tem um meia criativo de ofício em seu elenco, e essa deve ser uma das prioridades de Paulo Bracks durante a janela de transferências do meio do ano.
Efetividade muito abaixo: Apesar de todas essa falhas expostas acima, o Vasco da Gama vem criando chances para definir as partidas. Entretanto, as oportunidades de gol não vem sendo aproveitadas pelos atacantes da equipe. Esse fato coincide com uma fase abaixo do centroavante Pedro Raul, que mesmo com 2 gols em 6 jogos na competição, vem sendo duramente criticado pelos torcedores. O trio de ataque, composto por Pedro Raul, Pec e Alex Teixeira, não balança as redes faz duas rodadas e os torcedores pedem reforços nas redes sociais para aumentar o poder de fogo da equipe.
Pressão dos torcedores: Os torcedores do Vasco vem fazendo fortes cobranças à diretoria do clube e a gestão da 777 Partners. Cercado de promessas para o ano de 2023, o desempenho do Vasco no início do Campeonato Brasileiro está muito longe do idealizado pela torcida e gera muitas críticas. Uma das figuras mais visadas pelos torcedores é o treinador Maurício Barbieri, que foi xingado durante a partida contra o Santos. Na coletiva pós-jogo, o treinador do Vasco chegou a dizer que “Em alguns momentos o ambiente está mais hostil para nós mesmos do que aos adversários”.
+ Barbieri fala sobre comportamento dos jogadores contra o Santos: “Não posso reprovar a equipe”
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News