Em dezembro de 2022, o atual diretor de futebol do Vasco da Gama, Paulo Bracks, deu a seguinte declaração: “Em abril, nós queremos ter um elenco 80%, 90% pronto e entregue ao treinador, que já vai ter três meses de trabalho dentro da filosofia que a gente quer implementar.” Hoje, é unanimidade que o elenco do Vasco tem diversas lacunas e o elenco está longe de estar 80% pronto, sendo essa apenas uma das várias promessas que não foram cumpridas desde o início de administração da SAF da 777 Partners.
Algumas declarações dadas por membros da cúpula vascaína não condizem com a realidade do clube. O dono da 777 Partners, Josh Wander, ainda no processo de compra e aprovação da SAF, disse que a partida entre Vasco e Flamengo de 2022, pelo Campeonato Carioca, seria o último do Cruzmaltino em desvantagem financeira. A promessa gerou manchetes, rodou o Brasil e fez o torcedor vascaíno se encher de esperança.
Porém, a fé depositada pelo torcedor não vem sendo correspondida nesse início de ano. Apesar de gastar mais de 100 milhões de reais em contratações, o Vasco da Gama vem muito mal no Campeonato Brasileiro e atualmente ocupa a 18° colocação, estando na zona de rebaixamento. Uma das maiores críticas à gestão da SAF é a quantidade de posições carentes que ainda não foram contratados novos reforços, como atacantes de lado, por exemplo. Bracks garantiu que esse elenco conseguiria sustentar a Série A, mas não é o que vem acontecendo:
– Nosso time titular, que tem atletas na faixa de idade de 25 a 29 anos e um acima de 30, que é o Alex, consegue sustentar bem a Série A. Temos no banco de reservas atletas de grande potencial, que precisam ser trabalhados. Jogadores experientes precisam de um certo critério para vir dentro desse novo projeto.
O CEO do Vasco, Luiz Mello, também fez promessas. O diretor prometeu uma “mudança brusca no nível dos atletas”, o que ainda não foi observado. O clube ainda não contratou um jogador “de peso”, algo que será buscado na próxima janela de transferências. Luiz Mello também citou os aportes da 777 Partners, que auxiliam o Cruzmaltino a “buscar os melhores”.
– O Vasco vai buscar os títulos, mas é um processo. Não posso enganar os torcedores. Flamengo e Palmeiras demoraram um tempo para formar esses elencos. Vamos fazer os ajustes, teremos uma mudança brusca no nível dos atletas. Poderemos ajustar na segunda janela. Não podemos mais contratar 20 jogadores todo ano, temos que formar um time. Esse ciclo que tivemos nos últimos dois anos, de desmanche, é muito ruim. O que o Josh (Wander, proprietário da 777) disse é que vai colocar à disposição mais recursos. Temos estatísticas para analisar atletas e auxiliar Paulo Bracks e equipe para buscar os melhores.
Talvez uma das declarações mais famosas, mas que hoje repercute mal entre os torcedores, seja a de Abel Braga. O diretor técnico concedeu entrevista para a VascoTV em dezembro do ano passado e garantiu que o sofrimento do torcedor vascaíno tinha acabado de vez. Com o Cruzmaltino na zona de rebaixamento e sem vencer há 7 jogos, essa não é a realidade:
– Preciso dizer uma coisa para o torcedor do Vasco. É um clube-empresa. Já dá para notar a mudança desse novo Vasco, da 777. O torcedor do Vasco não vai sofrer mais. Acabou. O sofrimento foi até o jogo contra o Ituano.
Dessa forma, os torcedores do Vasco se organizam em manifestações contra a 777 Partners e os membros da diretoria que correspondem a SAF. O Vasco tem a segunda menor média de idade dentre as equipes da Série A, demonstrando a utilização exagerada e forçada da base do clube devido às lacunas presentes no elenco, o que faz os torcedores cobrarem reforços e perguntarem aos diretores do clube durante protestos: “Onde estão as promessas?”.
O torcedor deposita suas esperanças na próxima janela de transferências. Paulo Bracks pediu à 777 Partners o adiantamento do aporte previsto para setembro, para que possa utilizar desse dinheiro para a contratação de jogadores de peso. Serão longas semanas de negociação até o fechamento da janela, no dia 02 de agosto.
+ “Time cagão e medroso” Casimiro viraliza ao comentar sobre o Vasco
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News