A derrota do Vasco por 1×0 nesta quinta-feira (22) contra o Goiás culminou na demissão do treinador Maurício Barbieri. O técnico já vinha sendo pressionado por resultados há algumas rodadas e estava tendo sua manutenção no cargo bancada pela diretoria, mas a derrota na 11° rodada do Campeonato Brasileiro de mostrou insustentável. Confira abaixo alguns motivos que explicam a saída do técnico:
DESEMPENHO: Além da péssima pontuação que o Vasco tem na tabela, o que o time vem mostrando dentro de campo não vem agradando aos torcedores. Por muitas vezes, o Vasco parece um time desorganizado em campo, sem padrão de jogo e sem identidade. Essa era uma das maiores críticas ao trabalho de Maurício Barbieri, que parecia não tem convicção de suas ideias, segundo os torcedores do Vasco.
APROVEITAMENTO: Se o desempenho não está bom, isso se reflete no aproveitamento. O Vasco está tendo a sua pior campanha na história dos pontos corridos, com apenas 6 pontos conquistados em 11 partidas disputadas. O Cruzmaltino tem 18% de aproveitamento e os resultados são extremamente preocupantes, ligando um alerta vermelho em São Januário.
PRESSÃO: Fora do campo, Maurício Barbieri vinha sofrendo muita pressão para que fosse demitido. Como se não bastasse o desempenho dentro de campo, o treinador manchou sua imagem com a torcida em uma coletiva pós-jogo, quando ao falar sobre a derrota para o Santos, disse que o time adversário estava acostumado a disputar a Série A do Brasileiro. Desde então, a pressão só aumentou.
TEMPO PARA TRABALHAR: Uma das coisas que o treinador não pode reclamar em seu período no Vasco da Gama foi a falta de tempo para trabalhar. Como o Vasco só disputa uma competição, devido à eliminação recente na Copa do Brasil, o treinador tinha muitos dias livres para tentar impor suas táticas ao elenco, mas nunca conseguiu transferir isso para dentro do campo em dias de jogos.
ELIMINAÇÃO NA COPA DO BRASIL: Apesar da demissão do técnico ser um processo, construído ao longo de todos esses jogos sem vitória, pode-se dizer que tudo começou a partir da eliminação contra o ABC, que tirou o Vasco da Copa do Brasil. Essa derrota trouxe desdobramentos terríveis ao clube, desde retorno financeiro quanto falta de confiança de alguns atletas que foram culpados pelo resultado, como o centroavante Pedro Raul, por exemplo. A pressão em Maurício Barbieri começou naquele jogo.
+ Conca é preciso ser protegido por policiais em São Januário
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News