Mesmo com o fechamento da janela de transferências, o Vasco segue em busca de jogadores no mercado, dessa vez perseguindo atletas que estão sem contrato. No dia 30 de maio, com o time já em crise, o diretor esportivo Paulo Bracks deu sua última entrevista, reconheceu erros na montagem do elenco e prometeu corrigi-los.
Em suas respostas durante a coletiva, Bracks ressaltou que buscaria um “camisa 10” para a equipe, prometeu resultados e jogadores prontos para chegar e jogar. Nos três casos, promessas novamente não foram cumpridas e decepcionaram o torcedor. O Vasco foi ao mercado, claro, mas longe de trazer os nomes que a torcida esperava.
O Vasco foi o clube da Série A que mais contratou no último mês. Poucos dos reforços, porém, estavam nos planos do clube na abertura da janela. Chegaram um zagueiro (Maicon), um lateral-esquerdo (Jefferson), três meio-campistas (Medel, Paulinho e Praxedes) e quatro atacantes (Serginho, Rossi, Sebastián Ferreira e Vegetti). Houveram também saídas (Andrey, Pedro Raul, Eguinaldo e Rwan). Confira as respostas da última coletiva de Paulo Bracks:
Confiança em Maurício Barbieri
– É um momento ruim de resultados, de tabela, mas estamos prontos para superar esse momento. O trabalho está sendo incansável para que a gente passe essa fase. E vamos passar. Tenho total confiança no trabalho do Barbieri… A avaliação de todos é diária. Meu trabalho, do Abel, do Barbieri, dos jogadores, dos funcionários, seremos os nomes que tirarão o Vasco dessa situação da tabela.
Realidade: Poucos jogos depois, o Vasco demitiu Maurício Barbieri. Para a contratação de um novo treinador, o clube demorou cerca de 15 dias.
Vinda de um camisa 10
– Em relação ao meia, a gente buscou nomes dentro do mercado de muita qualidade. Aí eu acho que pode ter sido um erro meu, porque mirei alto demais. A gente não conseguiu por vários fatores dentro dessa negociação, seja por financeiro ou aceitação do atleta… É uma lacuna do elenco? É. Nós vamos buscar completar essa lacuna? Vamos e já estamos. E ainda bem que esse nome ainda não vazou, porque não pode vazar, porque, se vazar, não vem. Esse nome seria entregar. Não vou falar que nós vamos trazer um camisa 10 de peso porque pode não vir. Não depende só da minha caneta. Mas te garanto que o esforço incansável para trazer esse camisa 10 nós vamos fazer.
Realidade: o camisa 10 não veio. A diretoria do Vasco sondou e tentou contratar diversos jogadores, como Lanzini (jogador citado por Bracks na entrevista), Rodrigo Zalazar e até mesmo Jorge Carrascal, mas não conseguiu a contratação de nenhum. Com mais de um mês para corrigir o erro na montagem de elenco e finalmente trazer um meia-armador, Paulo Bracks não conseguiu.
Mudança nos resultados
– O que eu quero que o torcedor veja é a mudança dos resultados, é a mudança nossa na tabela. É a mudança nossa, a partir da oitava rodada, que a gente termina numa zona de rebaixamento – e que não importa como começa, importa como termina o campeonato -, e que a gente tenha essa mudança logo… Vamos melhorar a pontuação, vamos melhorar o aproveitamento. Isso tudo passa por melhora de performance, que estamos trabalhando aqui dentro.
Realidade: a mudança de resultado foi para pior. Hoje, o Vasco da Gama é lanterna do Campeonato Brasileiro e disparado o pior time da competição, com o rebaixamento se tornando um risco real.
“Montamos 80% do elenco”
– Quando falei dos 80%, 90% do elenco, vou ficar com 80%. Montamos 80% do elenco que a gente queria dentro das condições que a gente teve para fazê-lo. A conta é fácil: se pegar um elenco de 30 jogadores, 20% são seis. Quando você tem 80% do elenco e diz que está faltando 20%, está falando de seis jogadores. Não estou dizendo que serão contratados seis jogadores, cinco, quatro ou 10, mas os 80% eu reafirmo que a gente conseguiu cumprir. A gente consegue competir, sim, com esses 11 jogadores. A gente está na oitava rodada e obviamente não vamos manter o que estava sendo feito para provar que estava certo. A gente não quer ter razão, a gente quer ser feliz.
Realidade: Apesar de ser considerado um time competitivo por Paulo Bracks, a realidade não demonstra isso. O Vasco está na última colocação do Brasileirão.
Dívidas atrapalham no mercado?
– Temos pouquíssimos clubes no Brasil superavitários que hoje pagam tudo rigorosamente em dia. Se as dívidas atrapalham no mercado? É óbvio que atrapalham. Mas isso não vai nos impedir de fazer movimentos na janela. Isso não vai impedir.
Realidade: Impediu. Os problemas financeiros atrapalharam o Vasco, como foi o caso da negociação com Michael Santos, do Talleres, onde o clube argentino pediu ao Cruzmaltino algumas garantias bancárias, que não foram entregadas pelo clube carioca.
+ Confira o motivo que fez o Vasco contratar atacante Rossi
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News