São Januário sempre foi o grande motivo de orgulho do torcedor vascaínos. Apesar dos problemas recentes em relação à proibição de público em partidas dentro do estádio, o amor do torcedor do Vasco pelo seu Templo só cresce. O clube está empenhado para que, junto ao Ministério Público, consiga reverter a situação o quanto antes, para liberar um dos mais históricos estádios do Brasil.
São Januário foi construído durante o início do século XX. Em 1925, torcedores fizeram campanhas para arrecadar verbas e construir uma casa para o Vasco da Gama, levantando 685 contos e 895 mil réis para a compra do terreno e 2 mil contos de réis para a construção. A mobilização ocorreu como uma resposta aos clubes elitistas da época que não aceitavam jogar contra atletas negros e pobres que compunham o elenco do Vasco. Em 1927 foi inaugurado o, até então, maior estádio da América Latina: São Januário, localizado na Colina Histórica.
Em 31 de março de 1928, já com a arquibancada em curva concluída, São Januário se tornou o primeiro estádio brasileiro a poder receber jogos noturnos. O amistoso do Vasco contra o Wanderers, do Uruguai, marcou a inauguração dos refletores. Neste jogo, vencido por 1 a 0 pelo time da casa, o ponta Santana marcou o primeiro gol olímpico que se tem notícia no Brasil. Ao longo dos anos, foram feitas melhorias no entorno do Complexo de São Januário, que permitiram a realização profissional de outros grandes esportes, como natação, tênis, entre outros.
Em 1940, São Januário serviu como palco do comício de 1º de maio (que depois passou a ser considerado como o Dia do Trabalhador) de Getúlio Vargas. Na ocasião, o então presidente do Brasil anunciou a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), as primeiras leis trabalhistas do Brasil. O estádio foi palco de outros vários discursos de Getúlio durante os anos seguintes.
A arquitetura do estádio é no estilo neocolonial, movimento que valoriza as estruturas luso-brasileiras, principalmente a fachada. Ela é a porta de entrada para a Tribuna de Honra e setores administrativos do clube, além da sala de troféus. Atualmente, está tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
São Januário, hoje, está localizado do lado da comunidade da Barreira do Vasco, sendo conhecido como o local de melhor pré-jogo dentre os estádios do Brasil. A união entre Vasco e comunidade demonstra as raízes do legítimo clube do povo, alcunha recebida pelo Cruzmaltino.
Foi também em São Januário, em 2008, que Romário marcou seu gol de número mil. O Baixinho marcou em cobrança de pênalti, na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, pelo Campeonato Brasileiro. O atacante tem uma estátua atrás de um dos gols. Assim como Roberto Dinamite, maior ídolo da história do Vasco, que recebeu a homenagem no ano passado.
A expectativa do Vasco é a de que no dia 21 de setembro o estádio volte a receber os torcedores para o jogo contra o Coritiba, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Números
- Área do complexo: 80.000 m²
- Capacidade atual: 21.880 pessoas
- Maiores públicos: mais de 60 mil pessoas
31/03/1928: Vasco 1×0 Wanderers
25/04/1949: Vasco 1×0 Arsenal - Maior artilheiro: Roberto Dinamite – 184 gols entre 1971 e 1992
- Jogos da Seleção: 26 jogos (21 vitórias, 1 empate e 4 derrotas)
- Maior goleada: Vasco 14 x 1 Canto do Rio, em 06 de setembro de 1947
+ Concorrente do Vasco no Brasileirão troca de técnico
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News