Os anos passam e, infelizmente, o Vasco da Gama continua lutando contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Apesar do grande investimento feito para a atual temporada, o início de Brasileirão sob o comando de Maurício Barbieri foi muito ruim e, atualmente, mesmo com uma grande melhora após chegada de Ramón Diaz, o Vasco continua com apenas 17 pontos, na 18° colocação.
O que acende a chama da esperança nos torcedores é o bom desempenho demonstrado nos últimos jogos. Junto de Ramón, reforços como Vegetti, Medel, Paulinho e Praxedes elevaram o nível do time, e Dimitri Payet, grande contratação do ano, deve fazer sua primeira partida como titular contra o Fluminense. De certa forma, a campanha atual relembra um pouco o ano de 2015, quando o Cruzmaltino arrancou na reta final do Brasileirão para escapar do rebaixamento. Infelizmente, naquele ano, a queda não foi evitada, mas o clube espera um final feliz dessa vez.
A principal diferença entre as campanhas é justamente a data de início da reação. Na ocasião, até 9 de setembro, quando derrotou a Ponte Preta, em Campinas, pela 24ª rodada, o Vasco vinha de oito derrotas nas nove partidas anteriores e era o último colocado. A partir daí, ficou nove jogos invicto.
As campanhas demonstram, inclusive, muitas semelhanças. As duas equipes chegaram ao Brasileirão cercada de expectativas, principalmente a de 2015, após ser campeã carioca. Mas, após um primeiro turno terrível e muita confusão no extra-campo, se viram em uma situação delicadíssima.
Existem outros pontos que coincidem. Naquela temporada, o Vasco também gerou um time novo na janela de transferências do meio do ano. Foi nela, inclusive, que Nenê, nome importante do clube na década, foi contratado. Além disso, o técnico do primeiro turno na época, Doriva, foi demitido. Jorginho, contratado para o segundo turno, impulsionou o clube para a reação.
A diferença de pontos entre o Vasco e o primeiro time fora da zona de rebaixamento anima mais durante essa temporada. Em 2015, eram 11 pontos. Hoje, apenas 5. Tudo leva a crer que, caso mantenha o aproveitamento dos últimos 5 jogos, a chance de se livrar da 5° queda é alta.
+ Payet titular ou banco? Confira provável escalação do Vasco contra o Fluminense
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News