A torcida vascaína está confiante para o clássico contra o Fluminense, neste sábado (16). O desempenho do time cresceu muito de produção desde a chegada de Ramón Diaz e, apesar de ser um adversário difícil, a expectativa é de uma vitória no Nilton Santos. Além do bom momento do time, os vascaínos tem outro fator para se apoiar: a lei do ex.
Dois titulares do Vasco são revelados nas categorias de base do Fluminense: Paulinho e Léo. Os dois jogadores são de gerações diferentes, mas compartilhavam o dia a dia no clube tricolor. O zagueiro, de 27 anos, e o meia, de 26, conviveram durante cinco anos em Xerém, onde fica o centro de treinamentos da base tricolor. Tiveram passagens juntos pelo sub-15, sub-17 e sub-20 do rival do Vasco.
Em setembro de 2015, Léo estreou profissionalmente pelo Fluminense, ainda atuando como lateral-esquerdo. Paulinho não teve a mesma oportunidade e seguiu na base até 2017, quando foi emprestado para o Sporting B, de Portugal, iniciando sua trajetória longe do Brasil.
Léo, diferentemente de Paulinho, já enfrentou seu clube formador algumas vezes. Desde a sua última passagem pelo Fluminense, jogou contra o Tricolor em sete oportunidades, cinco com a camisa do São Paulo e duas pelo Vasco. Soma uma vitória, três empates e três derrotas diante do Flu.
Hoje, os dois jogadores são titulares incontestáveis da equipe. Léo vem sendo um dos jogadores mais seguros do time titular desde o início do ano, inclusive passando por um período como capitão, deixando a braçadeira apenas depois da chegada de Gary Medel. Paulinho chegou na segunda janela de transferências do ano e a primeira impressão não foi das melhores, após cometer pênalti no jogo contra o Corinthians. Entretanto, a partir desse momento, se tornou um dos melhores jogadores da equipe e um dos principais responsáveis pela melhora no desempenho recente.