O Vasco segue na luta contra o rebaixamento e continua fazendo contas para atingir a suposta “pontuação ideal” para evitar a queda. Atualmente, o clube tem 27 pontos e se encontra na 17° colocação, a primeira do Z4, mas além de focar nas suas vitórias, seca adversários diretos como Cruzeiro, Santos e Bahia.
Nas últimas dez edições da primeira divisão do Campeonato Brasileiro, os clubes que acabaram na 16ª posição escaparam, em média, com 43 de pontuação. Levando essa régua em consideração, o Vasco precisaria de 16 pontos dos 36 que ainda estarão em disputa em 12 rodadas.
Isso significa que o Cruzmaltino precisaria de 43% de aproveitamento para atingir a pontuação esperada. Apesar de parecer complicado, os números mostram que é uma realidade completamente possível, visto que desde a primeira vitória de Ramón sob o comando do Vasco, são 60% de aproveitamento.
Clubes que escaparam do rebaixamento em 16° lugar:
2013 – Flamengo escapou com 45 pontos
2014 – Palmeiras escapou com 40 pontos
2015 – Figueirense escapou com 43 pontos
2016 – Vitória escapou com 45 pontos
2017 – Vitória escapou com 43 pontos
2018 – Vasco escapou com 43 pontos
2019 – Ceará escapou com 39 pontos
2020 – Fortaleza escapou com 41 pontos
2021 – Juventude escapou com 46 pontos
2022 – Cuiabá escapou com 41 pontos
Se o Vasco teve um péssimo rendimento no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, a segunda metade, até o momento, vem sendo de almanaque. Apesar de dois jogos sem vitórias, contra Santos e São Paulo, a equipe vem atuando muito bem e em ótimo momento na competição, sendo um dos clubes que mais pontuaram no segundo turno.
Agora, o Vasco enfrenta uma sequência difícil, contra equipes que nem sequer conseguiu pontuar no primeiro turno. As próximas partida serão contra o Fortaleza, em casa, e Flamengo, no Maracanã. Depois, recebe o Inter em São Januário mas terá um confronto direto contra o Goiás na Serrinha. Os próximos jogos serão essenciais para definir o futuro do Cruzmaltino na competição.
+ Confira lances de Rodrigo Gelado, lateral especulado no Vasco
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News