Mais um capítulo entre a histórica rivalidade entre Romário e Edmundo foi escrita nessa semana. Em depoimento para o documentário da Globoplay “A Mão do Eurico”, que conta a história do dirigente Eurico Miranda, Romário abordou os problemas de relacionamento com seu companheiro de ataque e os bastidores dos anos de 1999 e 2000.
A série relembra a volta de Edmundo ao Vasco em 1999, após um ano da passagem do “Animal” na Fiorentina. Eurico convenceu o atacante a retornar ao falar que ele seria o protagonista e principal jogador do clube. Mas quando Romário chegou a São Januário, as coisas mudaram. Edmundo questionou a contratação do Baixinho em 1999, mas recebeu a resposta de que o goleador só ficaria até o Mundial de 2000. Os dois atacantes fizeram uma trégua para a disputa do torneio.
No Mundial, um misto de sentimentos. Apesar da histórica vitória contra o Manchester United por 3×0, que gerou foto icônica dos dois atacantes se abraçando, Edmundo foi responsável por perder o pênalti que eliminou o Vasco da competição e consagrou o Corinthians campeão. Sobre isso, Romário disparou:
– Ele que tem que segurar essa p***, a gente fez o nosso. Ele que era o queridinho, se f****. O cara tem que ser brabo na hora que precisa. Esse c****, quando precisou dele, bateu o pênalti pra fora. O Vasco perdeu o Mundial por causa dele, é o culpado maior.
Edmundo se ausentou do time por algum tempo, e quando voltou, percebeu que não era mais a grande figura da equipe, o posto havia sido tomado por Romário. A perda da fixa de capitão e do posto de cobrador de pênaltis para o baixinho serviu para acalorar ainda mais a relação de inimizade entre os dois ídolos do Gigante da Colina.
O conflito gerou momentos marcantes do futebol brasileiro no fim dos anos 90. A entrevista de Edmundo chamando Romário de “príncipe” é repercutida até hoje, enquanto a resposta do Baixinho virou um dos discursos mais icônicos do futebol brasileiro:
– Agora a corte tá toda feliz, o rei, o príncipe e o bobo.
Sem condições de ter o dois no time, Eurico decide manter Romário no time e empresta Edmundo para o Santos. O “Animal” não aceitou participar do documentário sobre Eurico Miranda.
– Eurico estava longe de ser otário né, vai deixar de ficar com Romário pra ficar com aquele c**** do Edmundo? Não tem como. Ele escolheu o melhor, escolheu o que é sangue, escolheu o que tá fechado com ele – finalizou Romário.
+ Clube da Espanha monitora Rayan, do Vasco
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News