O torcedor do Vasco pode elencar os melhores jogadores da equipe dentro da edição de 2023 do Campeonato Brasileiro. Podemos falar sobre Pablo Vegetti, que se tornou o artilheiro da equipe dentro do Brasileirão. Quem sabe Gabriel Pec, um dos principais nomes dos últimos anos. Até mesmo Payet, que contribuiu com gols importantes. Mas um nome é unanimidade dentro da colina: Léo Jardim.
E essa unanimidade do goleiro não veio de graça, muito pelo contrário. O goleiro precisou se provar desde o primeiro momento em que botou os pés dentro do Vasco da Gama. Vindo do Lille por cerca de 13 milhões de reis, a torcida vascaína depositou muita esperança na contratação do goleiro.
Nos primeiros momentos, no Campeonato Carioca, Léo Jardim pareceu seguro, mas estava se adaptando. O arqueiro tinha uma grande competição dentro do elenco: Iván, goleiro emprestado pelo Corinthians, ex-seleção brasileira e um dos mais promissores do país. Mas mesmo assim, Léo garantiu seu espaço.
Isso foi justificado em pouco tempo. No início de Campeonato Brasileiro do Vasco, Léo Jardim foi o grande responsável por resultados importantes, como a vitória contra o Galo na primeira rodada, o empate contra o Fluminense e o empate contra o Palmeiras. Porém, assim como todo o time, foi caindo de rendimento junto a má fase do elenco.
Nisso, a torcida do Vasco começou a pedir Ivan dentro da meta vascaína. A pressão pra cima de Léo jardim aumentou e muito, principalmente depois de falhas contra Goiás e Cruzeiro, mas o goleiro não se abalou. Mais uma vez, deu a volta por cima e salvou o Cruzmaltino em diversos momentos do Campeonato Brasileiro, sendo certamente um dos pilares do time e um dos principais nomes da posição durante o ano no futebol nacional. Confira alguns dados de Léo Jardim:
Goleiros com mais defesas difíceis na Série A:
- Léo Jardim (Vasco): 38
- João Paulo (Santos): 36
- Gabriel Vasconcelos (Coritiba): 35
Goleiros com mais defesas na Série A:
- Cássio (Corinthians): 105
- Lucas Perri (Botafogo): 100
- Léo Jardim (Vasco): 95
Revelado pelo Grêmio em 2013, o goleiro faz, uma década depois, sua temporada com mais jogos disputados. Já são 44. Até então, seu recorde pessoal havia sido de 35, quando defendeu por empréstimo o Rio Ave, de Portugal, em 2018/19, na sua primeira experiência na Europa. Além de toda a importância dentro das quatro linhas, o jogador também se destaca por ser um intermediário entre o elenco vascaíno e o astro Dimitri Payet. Por ter jogado no Lille, Léo entende francês e vem sendo primordial na convivência com o meio-campista.
+ Entorno de São Januário terá interdições para Vasco x Corinthians; entenda
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News